quinta-feira, 27 de setembro de 2007

GAZETA: Altero investe em produtos de alto padrão

CAXIAS DO SUL (RS), 25 de setembro de 2007 - Transformar acessórios do dia-a-dia, como torneiras e maçanetas, em objetos de desejo para ornamentar banheiros residenciais de alto luxo. Este é um dos focos da Metalúrgica Altero, de Sapiranga (RS), que em 2006 elegeu o caminho das lojas exclusivas para valorizar os produtos. Já foram abertas 16 unidades. Outras duas serão inauguradas até o final deste ano. Agora a empresa anuncia mais 15 para 2008, somando mais de 30 em funcionamento até dezembro do próximo ano em todo País, com investimento médio entre R$ 100 mil e R$ 150 mil por loja. Para a diretoria, o ponto de equilíbrio está entre 40 e 50 pontos, número que deverá ser alcançado no final de 2009. Nos últimos cinco anos a empresa investiu aproximadamente R$ 20 milhões em novo maquinário, em processos, desenvolvimento de produtos e, principalmente, treinamento da equipe. "De repente, percebemos que tínhamos uma gama enorme de produtos similares aos europeus, e não havia local adequado que expressasse estas qualidades", diz o diretor-presidente, Alcimar Lodetti, quando decidiu trocar cerca de 500 pontos multimarcas pelas lojas exclusivas. "Numa revenda, o que importa é o preço. Na loja, é a qualidade", ressalta. Das 16 lojas em atividade, cinco pertencem à própria Altero. De acordo com o empresário, o retorno do investimento começa a aparecer. O investimento na construção da rede demandou recursos da ordem de R$ 1 milhão. "A primeira idéia desta proposta é substituir produtos que o Brasil costuma importar", diz Lodetti, que traz do exterior alguns itens, como chuveiros de alto padrão, mas já com perspectivas de fazer o produto aqui mesmo. Outra ação adotada para marcar o reposicionamento da empresa foi contratar a agência de publicidade W/Brasil para orientar o investimento na formatação da mídia nacional. O investimento é de R$ 500 mil para este ano. "Já estamos trabalhando forte para nos aproximarmos de pessoas formadoras de opinião, como arquitetos, decoradores e designers", conta Lodetti. "Nós queremos ser reconhecidos por fazer um produto sério, com design", diz Lodetti, que teve o cuidado de enviar para a Itália um grupo de funcionários para serem treinados. "A nossa inspiração é a Itália", não esconde o diretor da Altero. Nomes conhecidos como João Armentano, Sig Bergamin e Silvano Basiglio, entre outros, assinam algumas linhas. Lodetti confessa não gostar de fazer produtos de conceito simples. "Fiz até oito anos atrás, porque não tinha tecnologia de tenho hoje, mas sempre quis fugir da commoditização", admite Lodetti. "No planejamento estratégico para 2008 estamos definindo R$ 1,5 milhão de investimentos", adianta Lodetti, 56 anos, ex-agricultor, nascido perto de Santa Maria. (Guilherme Arruda - Gazeta Mercantil)

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