quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Para indústria da construção, obras do PAC começarão de fato agora

Rio de Janeiro - O primeiro ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostra que houve um avanço significativo em termos de projetos apresentados e de processos de licitação, além da definição de modelos e desburocratização, inclusive no que respeita ao licenciamento ambiental. A opinião é do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, para quem "a perspectiva agora é muito interessante, porque a partir de março está previsto um volume de obras razoável, que vai crescer ao longo do ano". Ele acrescentou que muitos dos projetos estão em condições de começar no prazo de 60 a 90 dias.
Segundo Simão, o setor de energia foi o menos atendido no primeiro ano do PAC, assim como as áreas de transportes, saneamento e habitação social. Ele advertiu, porém, que é boa a perspectiva de em 2008 de serem iniciados projetos nesses campos. “Vai retomar agora, do mesmo modo que em energia”, sinalizou.
Ele destacou o setor de transportes a partir deste primeiro trimestre: “Está tudo trabalhado para a gente efetivamente começar os projetos.” E reconheceu que o andamento não terá a velocidade que se imaginava no lançamento do programa, mas ressalvou que "as obras começam mesmo agora e o futuro que eu vejo pela frente é bastante promissor”.

Nenhum comentário: