segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Preço do cobre poderá recuar pela primeira vez em sete anos

De acordo com o presidente da Resolved Inc, David Threlkeld, para justificar esta queda do preço do cobre está o facto da maior crise imobiliária desde 1980 poder reduzir as vendas de materiais construídos a partir deste metal nos Estados Unidos, enquanto que as encomendas da China vão abrandar, ao mesmo tempo que os governos aumentam as suas taxas de juro e são finalizadas as obras para os Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo, o Chile a República Democrática do Congo vão aumentar a sua produção.
"Estou impressionado pelo preço do cobre estar onde está situado. Não existe uma procura física que justifiquem estes preços", considerou o responsável.
O preço do metal recuou nas últimas três recessões norte-americanas, e poderão recuar até 8% até ao final do ano, de acordo com as previsões do BNP Paribas.
Nas primeiras duas semanas deste ano, o preço do metal registou um ganho de 11%, registando o melhor início em mais de duas décadas. Desde 2001, o preço do metal tem subido todos os anos, tendo registado um recorde de 8,800 dólares a 11 de Maio de 2006. A entrega do cobre a três meses segue a avançar 4 dólares para os 7,145 dólares a tonelada no mercado londrino.

Nenhum comentário: