segunda-feira, 10 de março de 2008

Cobre atinge o valor mais alto da história

07-03-2008 Cobre atinge o valor mais alto da históriaAo atingir, na Bolsa de Metais de Londres, o preço de 4,028 dólares (2,619 euros) por libra, o cobre alcançou na quinta-feira o valor mais alto da história, assinalou a Comissão Chilena do Cobre (Cochilco).
O valor superou o anterior máximo - de 3,986 dólares por libra (cerca de meio quilo), registado a 12 de Maio de 2006 - tendo a subida ficado a dever-se à fraqueza do dólar e à escassez do cobre, segundo a Comissão.
Num cenário que inclui o aumento do preço do petróleo e das matérias primas e a subida do preço de diversos metais, a escassez do cobre está relacionada com potenciais reduções da oferta deste metal, resultantes de más condições climáticas na China e problemas de abastecimento eléctrico em África e na América Latina.
Apesar do recorde registado, a Comissão Chilena do Cobre reiterou a previsão de que, ao longo de 2008, o preço do cobre ronde os 3,100 dólares (2,015 euros) por libra, embora não sejam de excluir novos máximos se se mantiver a debilidade do dólar.

Nenhum comentário: