sexta-feira, 4 de abril de 2008

Brasileiro gastou 13,4% do que ganhou com habitação

As famílias brasileiras gastaram, em média, 13,4% de sua renda com habitação, em 2007. Isso significa um gasto de R$ 2.588 por domicílio direcionado ao pagamento de seguro de imóveis, material de construção, condomínio, aluguel e prestação da casa própria. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A pesquisa foi feita pela LatinPanel, do grupo Ibope.

Somente a classe C aumentou em 12% a parcela aplicada em habitação. Em 2007, os gastos representaram 13,3% do salário. Em 2006, 11,9%.

A pesquisa considerou 44 milhões de famílias no país, o que representa 81% da população dominiciliar. De acordo com o levantamento, 15% dos entrevistados moravam em casas inacabadas; 72% das residências tinham apenas um banheiro e 63% possuíam, no máximo, dois dormitórios.

A pesquisa descobriu, então, que um em cada três brasileiros pretende reformar a casa. As obras mais citadas foram pintura e substituição de pisos e azulejos, mas também troca de de luminárias, alteração da parte elétrica e mudança de louças sanitárias.

Com essa demanda declarada, a Anamaco estima que o setor de material de construção cresça entre 8,5% e 10% este ano, comparado a 2007. No ano passado, a alta foi de 19%.
- Os fatores são queda dos juros, aumento de financiamentos e mudança de categoria sócioeconômica alcançada por 20 milhões de brasileiros que, em função da renda, migraram para a classe C - disse o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Nenhum comentário: