sexta-feira, 4 de abril de 2008

Marun discute qualificação de mão-de-obra no setor da Construção Civil

Carlos Marun, Secretário de Estado de Habitação, esteve em reunião hoje (03) com representantes da Federação e do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracon), e com a diretoria do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de MS (Sinduscon), para discutir a ausência de capacitação dos trabalhadores do setor. Segundo Jary Castro, presidente do Sinduscon, a principal reclamação entre os empreiteiros é a dificuldade na especialização da mão-de-obra dos trabalhadores na construção civil.“Essa falta de especialização reflete na qualidade das obras, pois, a produtividade é baixa, temos muito retrabalho e consequentemente não conseguimos cumprir os prazos e os valores contratados no inicio das obras”, esclareceu Jary.
Para o presidente do Sinduscon, ao invés de cada entidade trabalhar isoladamente para solucionar o problema de falta de capacitação profissional resolvemos unir forçar entre as entidades laborais e patronais para buscarmos a melhor solução.Marun disse que devem ser tomadas duas atitudes uma emergencial e outra permanente. A emergencial seria a capacitação de um numero substancial de trabalhadores para atender a demanda do Estado. Já em um segundo momento buscar um modelo de escola da construção civil que atenda de maneira ininterrupta na profissionalização do setor.
“Mato Grosso do Sul vive um novo momento, devido ao Governo de André Puccinelli. Obras estão sendo lançadas quase semanalmente, não só no setor habitacional há a necessidade de trabalhadores qualificados, mas nos demais setores também”, enfatizou o Secretário.Conforme João Gomes Araújo, presidente da Federação dos Trabalhadores, a construção civil no Estado passou por uma recessão de 20 anos. Por isso, os trabalhadores não se especializaram e alguns até abandonaram a profissão.Porém a tecnologia empregada na construção civil evoluiu, a demanda hoje em Mato Grosso do Sul exige tal aperfeiçoamento. Contudo os trabalhadores não preenchem os quesitos necessários para atender o setor. “Há o desemprego entre a categoria. Porém há a necessidade urgente de especialização”, finalizou João Gomes. Por isso, Sinduscon, Sintracon e a Federação procuraram Carlos Marun para somar forças com o Governo do Estado e assim estabelecer parcerias para que através do SENAI possam buscar a melhor solução para atender a carência do setor.Participaram da reunião: Jary de Carvalho e Castro, Alonso Resende do Nascimento e Kleber Luiz Recalde – diretoria do Sinduscon, João Gomes Araújo presidente da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e José Manoel Jacques, vice-presidente da Sintracon. Nova Andradina também sofre com a falta de mão-de-obra especializadaRoberto Hashioka, prefeito de Nova Andradina também esteve na Sehab e disse que no município tem sentido as conseqüências da falta de especialização no setor da construção civil. “Infelizmente para suprirmos à carência do setor estamos trazendo mão-de-obra de outros estados para que possamos suprir a demanda”.“Comprovamos através do prefeito Hashioka que o problema não é isolado, apenas na Capital. Mas, todo o Estado ganhará com a implantação dessa escola”, finalizou Marun.

Nenhum comentário: