quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Invenção cearense substitui caixa d'água

Fazer com que a água chegue às torneiras com menor consumo de energia e risco de contaminação. Essa foi a idéia de dois engenheiros cearenses que desenvolveram um sistema de bombeamento que pode extinguir a necessidade de construir caixas-d´água em prédios, indústrias, hospitais, entre outros.

‘‘Pelo método tradicional, a bomba precisa levar a água da cisterna até a caixa. Levar toda essa água até em cima demanda um grande consumo de energia. Com o nosso sistema, a água é bombeada de acordo com a demanda de cada andar’’, explica o engenheiro civil Ricardo de Castro Alves.

Além da economia na conta de luz, a eliminação da caixa-d´água reduz custos na hora de construir e gera economia na manutenção. ‘‘Cerca de 90% da contaminação da água acontece na cisterna ou na caixa-d´água, pelo acúmulo de impurezas. Sem falar que a bomba elimina um dos principais focos do mosquito da dengue’’, aponta o engenheiro mecânico e pesquisador Roberto Campos. Outra vantagem do equipamento é que ele detecta a existência do menor vazamento, diminuindo o risco de desperdício de água.

Para chegar a esse sistema inteligente, foram necessários cerca de dois anos e meio de pesquisa. Após apresentarem a novidade em feiras especializadas, os inventores afirmam que a consolidação do produto é uma questão de tempo.

‘‘Ainda temos uma cultura que reluta em implantar novidades. Mas já temos encomendas de outros estados, principalmente de donos de empreendimentos estrangeiros’’, ressalta Ricardo.

Eles dizem que, por enquanto, instalar esse sistema em casas não compensa, mas que com o tempo e o barateamento do produto, isso será possível. ‘‘Também queremos aplicar essa tecnologia em outras áreas, como na irrigação e no bombeamento de combustíveis líquidos’’, projeta Roberto.

Nenhum comentário: