segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Brasileiros participam da maior feira de construção civil do Oriente Médio

Pavilhão Brasil terá 37 empresas dos setores de revestimentos cerâmicos, rochas ornamentais, metais sanitários e fechaduras

Uma ação integrada da Apex-Brasil e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira abre caminho para que o Brasil fortaleça ainda mais sua presença no Oriente Médio. Em novembro, 37 empresas dos setores de revestimentos cerâmicos, rochas ornamentais, metais sanitários e fechaduras participam da Big 5, principal feira do setor de construção civil da região, que acontece em Dubai (Emirados Árabes). Esta será a maior participação brasileira no evento em número de empresas.

Os mais de 50 mil visitantes da Big 5 irão conhecer a capacidade da indústria de construção civil brasileira, cujas projeções de faturamento para 2008 é de R$ 92,4 bilhões, conforme levantamento de dados realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O objetivo da Apex-Brasil ao apoiar a participação brasileira na Feira é posicionar o país como um fornecedor para o Oriente Médio, aproveitando o boom da construção civil que vive a região, com investimentos de US$ 1,8 trilhão em mais de 3 mil projetos, conforme estudo feito pela consultoria Proleads.

Nesta sexta-feira (19/09), a Apex-Brasil apresenta o Estudo de Oportunidades Big 5 2008 - Oportunidades para Casa e Construção nos países do Conselho de Cooperação do Golfo, durante o Seminário Fazendo Negócios nos Emirados Árabes, organizado pela CNI, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).

O Pavilhão Brasil na Big 5 terá 480 m² e ficará em um local privilegiado na Feira, no saguão central. Com uma programação visual atrativa e unificada, haverá ambientes com produtos aplicados, em um projeto inovador do arquiteto e designer carioca Ivan Resende. A proposta é atrair o público comprador, mas também arquitetos e engenheiros, que visitam a Feira. Em 2007 a Big 5 atraiu 2.839 expositores e mais de 50 mil visitantes de 139 países.

Mercado

As exportações brasileiras de material de construção para os países árabes renderam quase US$ 380 milhões no ano passado, ante US$ 311,6 milhões em 2006, um aumento de 22%, de acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. As ações de promoção naquele mercado têm contribuído para este crescimento. Esta será a quinta participação brasileira na Feira Big 5.

Os materiais de construção produzidos pela indústria brasileira já são conhecidos no mercado do Oriente Médio e fazem parte de grandes obras nos países do Golfo Arábico. No hotel mais alto do mundo, o Burj Al-Arab localizado em Dubai, Emirados Árabes, o granito brasileiro azul-Bahia divide espaço com materiais finos, como carvalho inglês, linho irlandês, folhas de ouro de 24 quilates e mármore italiano. O hotel foi construído em formato de uma vela de barco, sobre uma plataforma marítima que desce 45 metros abaixo do nível da água. O granito azul-Bahia é um dos materiais exclusivos usados na obra, que custou US$ 6 bilhões. Existem apenas duas jazidas da rocha no mundo e uma delas fica na Bahia.

O porcelanato que reveste o chão do shopping Red Sea Mall, na Arábia Saudita, também é brasileiro, fabricado pela mesma empresa que vendeu revestimento para o projeto “The Palms” - prédios residenciais em ilhas artificiais de Dubai. As cerâmicas e pedras do Brasil também são encontradas nas residências do Golfo Arábico, graças às parcerias que vêm sendo realizada com revendedores e construtores de diversos países árabes, a exemplo de Sharjah, Emirados Árabes e Catar.
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: