quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crise também atinge a construção civil


O setor da construção civil que apresenta um dos melhores desempenhos de toda a sua história no Paraná, também será afetado pela crise financeira mundial. Mas os efeitos da crise somente serão sentidos a partir do próximo ano. Em 2008, a construção civil no Paraná deve crescer 25%, muito acima do crescimento de 10% da média nacional.

Eu conversei com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná, Hamilton Franck, e ele me disse que as obras em andamento não serão afetadas, pois os financiamentos já foram contratados. Entretanto, os novos lançamentos já começam a ser avaliados pelas empresas, principalmente por aquelas têm maior volume de recursos alavancados via bolsa de valores.

E diante de todas as incertezas vem a indagação: É hora para investir em imóveis? Na opinião do presidente do Sinduscon, o imóvel é com certeza um dos investimentos mais seguros, mas não é um ativo de especulação. Ninguém deve comprar um imóvel para vender em seguida e apurar lucro. Aliás, a valorização dos imóveis deve continuar, porém num ritmo menor. Nos dois últimos anos, os imóveis em Curitiba valorizaram 25%, sendo que a alta foi ainda maior para imóveis de um e dois quartos. Este porcentual, que ficou muito acima da média nacional, é atribuído a uma recomposição de preços.

Quem está pensando em comprar um imóvel financiado para morar, apenas os juros para imóveis com valores acima de R$ 350 mil sofreram alteração e subiram de 10,5% para 11,5% ao ano. Os demais permanecem com taxas entre 6% e 12% anuais.

Nenhum comentário: