quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Medo de contaminação faz consumo de mineral subir

A falta de confiança na água distribuída pela rede pública tem levado centenas de potiguares a utilizarem apenas a água mineral em suas residências. Com isso, o segmento da indústria que trabalha com este produto tem se movimentado cada vez mais. Para conhecer melhor este mercado, o Sindicato da Indústria de Bebidas e Águas Minerais do Rio Grande do Norte (Sicramirn) encomendou uma pesquisa à empresa Consult que fez um diagnóstico do setor de água mineral no Estado. O levantamento foi apresentado ontem e traz dados como índice de satisfação do consumidor e tipos de embalagens mais procuradas, que podem ser valiosos para os empreendedores.Segundo os resultados mostrados, 49% dos entrevistados têm o hábito freqüente de beber água mineral em suas residências. Outro dado aponta que 58,2% da população utiliza somente água mineral e a embalagem mais procuradas é a do botijão de 20 litros (98,24% dos entrevistados). O motivo é que 54,74% diz não confiar no produto distribuído pela rede pública. O local onde a compra é realizada é, principalmente, as mercearias, padarias e mercadinho (40,8%), seguidos pelo serviço de entrega em domicílio (25,1%).
Um fator interessante é observado quando se trata do grau de importância entre o preço e a marca da água mineral. Para 38,42% dos entrevistados, o preço não é o mais importante, e sim a marca. Por outro lado, uma porcentagem muito semelhante de pessoas (38,22%), diz que o preço pode fazer com que seja comprada outra marca. Ainda vale ressaltar que, a campanha publicitária não influencia 82,21% dos entrevistados no momento da escolha da marca.
O presidente do Sicramirn, Roberto Serquiz, declara que o diagnóstico será uma ferramenta para nortear as ações dos empresários seja na área de marketing quanto nas estratégias de venda. ‘‘A pesquisa mostra que 75% das pessoas não sabe a diferença entre a água mineral e água adicionada de sais, por exemplo. Isso mostra que é preciso fazer uma campanha de orientação. Os dados também podem ser utilizados individualmente pela indústria: 60% das pessoas não têm o hábito de ler o rótulo. Essa informação pode fazer a empresa repensar a sua estratégia’’.
A pesquisa foi apresentada ontem à noite, durante o 2º Encontro Estadual de Distribuidores de Água Mineral, no Auditório Albano Franco. O trabalho buscou abranger indivíduos que compõem a população do Rio Grande do Norte, de níveis sociais diferentes, das classes A a E, em áreas geográficas e municípios específicos do estado. Foram realizadas 1,8 mil entrevistas entre os dias 20 e 24 de abril deste ano. Os resultados estão sujeitos a um erro máximo de 2,3%, com confiabilidade de 95%. o trabalho do sindicato tem sido preventivo nos últimos quatro anos. implantar boas práticas de fabricação na indústria e tenta implantar agora no fornecedor. estruturou as indústrias e partiu para o distribuidor.
Fonte: VINÍCIUS ALBUQUERQUEDA EQUIPE DO DIÁRIO DE NATAL

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