quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Dubai - Big 5

Terminou no dia (29/11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Big 5, uma das maiores feiras de construção civil do mundo. A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), coordenou a participação brasileira no evento, que cresceu em relação ao ano passado.

Passaram pelo pavilhão brasileiro de 480 metros quadrados cerca de 4,8 mil visitantes – em 2006 foram 1,2 mil. O volume de negócios fechados na feira chegou a US$ 28 milhões, superando os US$ 17 milhões do ano passado. Além disso, nos próximos 12 meses devem ser fechados acordos comerciais na ordem de US$ 52 milhões.

Esta foi a quarta participação brasileira na Big 5. Ao todo, foram 29 empresas expositoras, ligadas às entidades parceiras da Apex-Brasil na coordenação do evento: Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer), Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), além da CCAB.

O Brasil foi representado nos segmentos de revestimentos cerâmicos; mármores e granitos; metais sanitários; madeira; telhas cerâmicas; acessórios de banheiro; alojamentos metálicos; dispositivos elétricos de metal; acessórios para móveis; e materiais elétricos, máquinas, equipamentos e utensílios do lar.

Várias empresas fecharam negócios na Big 5. A Casagrande vendeu US$ 500 mil em Cerâmicas. A Guidoni, produtora de granitos, negociou a exportação de 3,5 mil metros cúbicos do produto. A Parmesa, indústria de cerâmica espanhola que tem fábrica em Recife, em Pernambuco, fechou a venda de 16 contêineres de produtos para importadores do Kuwait e Arábia Saudita. E a Mosarte, fabricante de revestimentos especiais de Tijucas, em Santa Catarina, também recebeu pedidos de mais de uma loja dos Emirados.

O mercado do Oriente Médio é cada vez mais receptivo aos produtos brasileiros. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o fluxo comercial brasileiro para os países integrantes da Liga Árabe, de janeiro a setembro de 2007, somou US$ 5,240 bilhões, 15,6% a mais do que igual período de 2006, quando as vendas foram de US$ 4,531 bilhões.

Mais informações:
Gerência de Comunicação e Marketing da Apex-Brasil
55 61 3426-0202

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