terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Lojas de Material de Construção de São Paulo tem queda de 1,4 % no faturamento até novembro de 2007

A maioria dos grupos de pequenos varejistas no estado de São Paulo registrou queda no faturamento de novembro. Mesmo assim, de maneira consolidada, esse segmento fechou com ligeira aumento nas vendas, de 0,6% em relação ao mesmo mês de 2006, informou hoje a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).
A melhora do desempenho do setor de material de construção garantiu o crescimento mensal nas vendas. Apesar da melhora, o resultado de novembro não foi suficiente para reverter a baixa de 1,6% no faturamento acumulado nos 11 primeiros meses de 2007 pelo pequeno varejo paulista.
Essa performance é explicada pela grande concorrência de grandes redes, que oferecem melhores condições de crédito, e de produtos importados mais baratos, que acabam forçando a redução da receita com vendas.
Em novembro, dos sete grupos analisados, quatro apontaram diminuição do faturamento. A baixa mais significativa foi verificada nas Lojas de Autopeças e Acessórios, onde a receita caiu 24,7% perante novembro de 2006.
Em pequenas lojas de Eletroeletrônicos o recuo do faturamento foi de 14% em novembro.
No caso das Farmácias e Perfumarias a queda foi mais modesta, de 3,9% no mês e de 6,4% no acumulado dos onde meses de 2007. Aqui, como no caso das lojas de alimentos e bebidas, a concorrência com as grandes redes tem levado a uma concentração das vendas.
Entre os três grupos que conseguiram elevar o faturamento em novembro está o de Lojas de Material de Construção, que apontou alta de 16,8% na comparação com novembro de 2006. No ano, entretanto, há queda de 1,4% na receita desse grupo.

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