terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Arranjos impulsionam desenvolvimento do Paraná

Fazer compras conjuntas, formar consórcios para exportar, conseguir linhas atrativas de financiamento em instituições financeiras e realizar programas cooperados de capacitação de mão-de-obra são alguns dos benefícios já sentidos por mais de 3 mil indústrias paranaenses que estão organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs). Eles atuam em torno de uma atividade produtiva especializada em território definido, apresentando um grau intensivo de cooperação e interação entre as empresas.
No mês de março, o programa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do governo do Estado de apoio aos APLs completa quatro anos. A entidade, por meio do Sesi, Senai e IEL, trabalha com 20 arranjos do setor industrial que englobam mais de 3.000 indústrias, responsáveis por 60 mil empregos diretos.
Nesta quarta-feira (27), o Sistema Fiep, governo do Paraná, Sebrae e parceiros assinam o Termo de Compromisso das Instituições da Rede APL Paraná, que visa ajustar o planejamento estratégico da Rede para os próximos quatro anos. A assinatura será às 15 horas, no auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba. A Rede APL Paraná tem como objetivos promover maior articulação entre as entidades que apóiam os APLs e criar um ambiente favorável à implantação e consolidação dos arranjos no Estado. O Sistema Fiep atua na aproximação e participação dos sindicatos patronais na governança dos APLs atendidos pelo Sistema Fiep.
Até novembro de 2007, 12 sindicatos já haviam participado de capacitação sobre governança, liderança, gestão de conflitos e negociação por meio do programa Valorização dos Sindicatos – O Sindicato como parceiro estratégico na governança dos APLs.
Convênios entre sindicatos empresariais e o Sistema Fiep possibilitam o investimento em projetos específicos nos Arranjos.

Em Loanda, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi) já começa a apresentar resultados. Até dezembro de 2008, serão investidos R$ 160 mil em cada APL. No APL de Metais Sanitários de Loanda, as dez empresas participantes já participaram de capacitações nas áreas de liderança, custos industriais, formação de peças e marketing.

Para conhecer mais sobre o programa APL, acesse o site www.ielpr.org.br/apl.

Nenhum comentário: