quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Encontro de gestores promove integração entre APLs

Promover a integração e aproximação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) paranaenses e, conseqüentemente, o seu fortalecimento, é o principal objetivo do Encontro de Gestores dos APLs do Paraná. O encontro, que está na sua segunda edição e que tem como parceiros a Rede APL Paraná, o Sistema Fiep e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, será realizado na sede do Sebrae no Paraná, em Curitiba, nesta quinta-feira, dia 28, das 8h30 às 17 horas.
Durante o evento haverá uma apresentação sobre as redes de cooperação, realização de trabalhos em grupo e uma interação entre a Rede APL Paraná e os participantes. Entre os convidados, estão empresários, gestores e técnicos dos APLs, além de integrantes da Rede APL Paraná, representantes de instituições de fomento, financiamento e de apoio aos arranjos produtivos.
Além de proporcionar a aproximação e maior integração entre os APLs, o encontro vai estimular a formação de uma rede de cooperação entre os grupos, disseminando conhecimento e melhores práticas de gestão e promovendo ainda a abertura de um canal de comunicação efetiva entre a Rede APL Paraná e os arranjos produtivos existentes no Estado, que somam 22 grupos de trabalho, reconhecidos pela Rede APL Paraná, distribuídos em 92 municípios. Esses APLs representam 2,6 mil pequenas empresas, que juntas geram cerca de 40 mil empregos com carteira assinada.
Agnaldo Castanharo, gerente da Unidade de Apoio a Projetos do Sebrae no Paraná, reforça que a característica de um APL é a de concentração em forma de arranjo local de uma única especialidade produtiva. De acordo com Castanharo, ao se trabalhar com os elos de uma cadeia, todo o contexto é beneficiado. "Normalmente esse trabalho com os APLs tem um impacto direto no desenvolvimento do território e da economia da região como um todo. Ao se criar essa sinergia entre os elos que compõem um arranjo produtivo as empresas se unem e ganham mais força para competir no mercado", afirma.
"Com esse evento queremos promover a integração não só dos APLs ou entre as empresas que estão inseridas em um mesmo grupo, mas de todo o setor. Os empresário ou mesmo os APLs podem ser clientes e fornecedores entre si. O encontro vai estimular a formação de negócios, parcerias e alianças, e por isso está incluída também a participação das instituições de apoio", explica Rafael Tortato, consultor do Sebrae no Paraná.

Em todo o Estado 16 grupos já contam com o apoio de projetos do Sebrae, entre outros APL de Metais Sanitários de Loanda.

Investimento do BID
Uma comitiva do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está em visita técnica ao Paraná desde segunda-feira (25), para uma parceria com o Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais do Paraná (Pro-APL), que já conta com o apoio do Governo Estadual, do Sebrae no Paraná e Sistema Fiep. Essa é a última missão técnica da equipe antes da assinatura do contrato que prevê investimentos de US$ 16,6 milhões para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas inseridas nos APLs do Estado.
Durante a visita, que tem duração de três dias, está sendo discutido o plano operacional para o funcionamento da parceria. O encontro tem encerramento nesta quarta-feira, dia 27, às 18h30, na sede do Sebrae no Paraná, em Curitiba, com uma reunião técnica para a apresentação da proposta de trabalho.
Para o início desse trabalho foram pré-selecionados nove APLs, com base no nível de inovação e tecnologia aplicada, governança, geração de empregos, e representatividade para a economia do Estado. Fazem parte da pré-seleção entre outros o APL de metais sanitários de Loanda.

Nenhum comentário: