quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Força feminina faz diferença nos canteiros da construção

Nos últimos cinco anos cresceu em torno de 20% a participação feminina nos canteiros de obras do Ceará. As operárias cearenses são preferidas pelas construtoras na hora de tarefas que exigem mais detalhes, como é o acaso dos acabamentos, chegando a representar até 40% do pessoal nos últimos meses das edificações. As mulheres também estão presentes nos escritórios de engenharia, onde chegam a ocupar 30% dos cargos técnicos.
A estimativa é do presidente em exercício do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Ricardo Nóbrega Teixeira, também proprietário da Mercurios Engenharia Ltda. Segundo ele, embora não exista um estudo, que ateste oficialmente o incremento das mulheres nas construções, a realidade do dia-a-dia assegura que a tendência é que elas continuem ocupando cada vez mais espaço no setor.´A participação no início das obras ainda pequena, embora também esteja aumentando. Mas no nosso escritório, por exemplo, elas representam entre 20% e 30% do contingente técnico. Já nos canteiros, onde são requisitadas mais nos últimos quatro meses da obra, ela correspondem nessa fase até 40% dos trabalhadores. E as funções que desempenham, geralmente se concentram nos retoques finais´, afirma o diretor do Sinduscon-CE. Nóbrega garante já existirem também no Estado profissionais femininas trabalhando nas funções de pedreiro e carpinteiro.´A tendência é aumentar a presença das mulheres, pois com o aquecimento do setor, muitos profissionais estão em falta no mercado. E elas devem ocupar essa lacuna´, projeta. Na Engexata Engenharia as mulheres também são responsáveis por atividades como limpeza e emassamento de cerâmica, limpeza de esquadrias de vidro, pintura, entre outras. ´Elas são muito mais eficientes nessas funções´, destaca o sócio-proprietário da Engexata, Ananias Pinheiro Granja, para quem o crescimento das mulheres ultrapassa as fronteiras da construção civil.´Elas estão crescendo no mercado de trabalho em geral, ocupando espaço em todas as atividades. Hoje já encontramos excelentes corretoras de imóveis e engenheiras elétricas´, exemplifica.
Capricho no trabalhoDiana Ferreira dos Santos, 32 anos, trabalha como encarregada de pintura nos canteiros de obras, coordenando o trabalho de 35 a 40 mulheres. Ela é funcionária da FJB Pinturas, terceirizada que presta serviço a construtoras como a Engexata, Leal, Métodus, Porto Freire Engenharia, entre outras. ´Sempre quando a obra está perto de ser concluída, eles nos contratam. Acho que as pessoas preferem nosso serviço no acabamento porque temos mais capricho´, aposta a profissional. Feliz com o que faz, ela não se imagina trabalhando em outra função. ´Comecei a trabalhar na construção civil com meu tio. E não consegui mais parar. Hoje coordeno equipes de mulheres e de homens nos canteiros de obras. A gente recebe o serviço da construtora e cuida para que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo e com a qualidade que eles esperam´, conclui.

Nenhum comentário: