segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Grupo mexicano reserva US$ 1 bi para entrar no mercado imobiliário do Brasil

A mexicana Cemex quer fazer barba, cabelo e bigode, ou melhor, cimento, casa e venda de imóveis no Brasil. Por meio da construtora e incorporadora Construmex, sua subsidiária, o grupo vai entrar no mercado imobiliário no país. O projeto prevê a construção de 15 mil casas populares ao longo dos próximos três anos. O investimento poderá chegar a US$ 1 bilhão. A Construmex deverá seguir um modelo já adotado com êxito em seu país de origem: a implantação de núcleos residenciais para a população de baixa renda em cidades de médio e grande portes. Um estudo feito pela própria empresa aponta áreas próximas a reservas minerais, bacias petrolíferas e zonas turísticas como as de maior potencial para a instalação dos empreendimentos imobiliários. Os mexicanos já procuram terrenos no norte do estado do Rio de Janeiro e em Contagem, na Grande Belo Horizonte. A Cemex pretende atrair para o projeto fundos de investimento norte-americanos. Caso se confirme a meta traçada para os próximos três anos, o Brasil será a maior operação da Construmex depois do México e dos Estados Unidos. A construtora pretende ainda utilizar a investida brasileira como ponto de partida para projetos similares na Argentina e Uruguai. Além do interesse direto na construção de casas populares, por si só um investimento altamente promissor devido à expansão deste segmento, por trás do projeto da Cemex reside uma estratégia para ingressar também no mercado brasileiro de cimento. Como não poderia deixar de ser, a empresa será a fornecedora de todo o insumo usado pela Construmex no país. Em contrapartida, a construtora assegurará o fornecimento a preços mais camaradas do que os de mercado, uma variável fundamental na formação do preço final do imóvel. Estima-se que o custo de construção poderá ser até 20% menor do que a média de mercado. Para dar suporte ao projeto, os mexicanos estudam construir uma fábrica no Brasil.

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