quarta-feira, 19 de março de 2008


Apex-Brasil e Siamfesp assinam acordo para promover exportações do Setor
O Diretor de Negócios da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Maurício Borges, e o presidente do Siamfesp, Denis Perez Martins, assinaram dia 18 de fevereiro de 2008, em solenidade realizada no Ciesp Distrital Leste, um convênio para promover as exportações do setor.
O projeto terá investimentos compartilhados das duas entidades no valor total de R$ 3,22 milhões, destinados a ações de promoção comercial que serão desenvolvidas ao longo de dois anos. A meta do convênio é aumentar o volume de exportações das empresas participante do projeto de US$ 29,6 milhões em 2007 para US$ 42,6 milhões até dezembro de 2009 - um crescimento de 44,3%. Para isso, estão previstas diversas iniciativas de promoção comercial, como a participação em sete feiras internacionais (no Panamá, Argentina, Angola, Emirados Árabes, México e Bolívia), missões empresariais ao Chile, Emirados Árabes, Angola e Cuba, pesquisa de mercados em três países (Angola, México e Emirados Árabes), além de ações de marketing e publicidade, capacitação e treinamento e vinda de importadores selecionados ao Brasil. Serão beneficiadas, inicialmente, 39 empresas fabricantes de artefatos de metais não ferrosos (metais sanitários, utensílios domésticos, embalagens e fechaduras e artigos diversos) dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, associadas ao Siamfesp. Entre elas, estão empresas de referência dos setores de metais sanitários, fechaduras, utensílios domésticos de alumínio e artefatos diversos. O objetivo é que mais empresas, de todas as regiões do país, entrem no projeto ao longo destes dois anos.O setor de metais não-ferrosos produz hoje cerca de R$ 2,4 bilhões anuais. As exportações representam muito pouco da receita do segmento. Mais de 95% da produção é orientada para o mercado interno. Há, portanto, um grande espaço para que as empresas nacionais aumentem as suas vendas ao exterior. "O projeto com o Siamfesp pretende desenvolver a cultura exportadora no setor, fortalecer a qualidade, capacitação tecnológica, criatividade e design das empresas, promovendo a adequação técnica aos mercados-alvo. Com isso, será possível atingir novos mercados e consolidar as presenças nos países para os quais o setor já vende", explica Maurício Borges. Os mercados-alvo do projeto são Angola, Argentina, Angola, México, Panamá, Emirados Árabes, Argentina e Bolívia."A indústria brasileira de metais não ferrosos, uma vez capacitada quanto aos requisitos básicos à exportação, deverá aumentar rápida e significativamente sua participação no comércio exterior, que hoje ainda é incipiente", afirma o presidente do Siamfesp, Denis Perez Martins.
As 39 empresas participantes do projeto obtiveram, em 2006, um faturamento de R$ 1,05 bilhão. As exportações destas firmas totalizaram R$ 59,2 milhões (US$ 29,6 milhões), o que representa 5,6% do seu faturamento. No entanto, somente 16 das 39 empresas são exportadoras.

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