quarta-feira, 19 de março de 2008

Falta mão- de - obra qualificada na construção civil de Arapongas

A falta mão-de-obra qualificada na construção civil de Arapongas e região preocupa o setor. Estudos apontam um crescimento de até 10% na construção civil em relação ao ano passado. Esse quadro tem levado instituições de ensino, sindicatos, federações e outras entidades a oferecer cursos na área.
Mas de acordo com sindicalista Ataíde Botelho do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e no Mobiliário de Arapongas, as vagas não são preenchidas.
Ele lembra que nos anos 60, 70 e 80 havia muitos jovens que procuravam vagas nas empresas de construção civil. “Na nossa época tínhamos a opção de ajudante ou pedreiro na construção civil. Também tinha jovens que buscavam ser aprendiz em oficinas mecânicas. Esse último era o sonho de muitos garotos. Hoje não. É difícil achar um jovem interessado nestas duas profissões”, acredita. Atualmente as vagas do setor são preenchidas por homens de acima de 30 anos.
Para o sindicalista, o salário da construção civil tem que melhorar bastante para poder atrair pessoas para o setor, pois é um trabalho difícil, árduo, mas o ganho não é satisfatório. Ataíde diz que o salário de um ajudante de pedreiro está em torno de R$ 600 e um vale compra de R$ 194.

Nenhum comentário: