segunda-feira, 24 de março de 2008

No Dia Mundial da Água, empresas capixabas repensam o consumo e premiam funcionários que adotarem medidas para preservar o planeta


Desde 1993, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 22 de fevereiro como o Dia Mundial da Água. Quinze anos depois, a preocupação com a escassez de recursos hídricos ganhou lugar cativo nas discussões de empresas e organizações, em busca de alternativas para solucionar a questão.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgados em 2006, indicam que o consumo de água no Brasil tem diminuído a cada ano. Há dois anos, a ONU identificou que das 27 unidades Federativas do Brasil (contando Estados e Distrito Federal), 24 haviam reduzido o consumo médio de água por residência. Pernambuco e Rondônia foram os Estados que obtiveram maior índice de redução, com uma retração de mais de 50% entre 1995 e 2004. Já o Espírito Santo é citado no Pnud como um dos Estados brasileiros em que a tarifa de água teve maior aumento, com variação superior a 100% de reajuste.

Na Grande Vitória, já há empresas que vêm implementando programas de redução do consumo de água como forma de atrelar a atividade administrativa à adoção de práticas de responsabilidade socioambiental. No Hospital Metropolitano, na Serra, por exemplo, desde janeiro vem sendo divulgada a "Campanha de Consumo Consciente", para que funcionários reduzam os valores de suas contas domiciliares de água, energia elétrica e o consumo de papel no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário: