quinta-feira, 6 de março de 2008

Preços dos materiais sobem entre 4% a 8% no CE


Tubos e conexões de PVC, fios e cabos, tintas, vernizes, ferragens e pisos foram reajustados em janeiro e fevereiroA indústria da construção civil elevou o preço de alguns materiais este ano. Tubos e conexões de PVC, fios e cabos, tintas, vernizes, ferragens e pisos estão mais caros, em relação aos preços do ano passado. Os valores destes produtos sofreram alta de 4% a 8%, em janeiro e fevereiro.
Tubos e conexões de PVC, fios e cabos foram reajustados por conta do crescimento nos preços do petróleo, segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-CE), Roberto Sérgio Ferreira.
Varejo
O setor registrava um crescimento no segundo semestre do ano passado e conseguiu manter este desempenho até janeiro deste ano, que é um mês historicamente fraco para as vendas de material de construção no varejo.
A avaliação é do Sinduscon-CE e de alguns lojistas do setor, em Fortaleza, consultados pela reportagem. De acordo com Ferreira, as vendas no varejo caíram 25%, em fevereiro. ´Janeiro foi um pico nas vendas´, comenta. ´Fevereiro é um mês menor e com Carnaval, o que contribuiu para esta queda´.
Segundo o dirigente, a expectativa para o restante do primeiro semestre depende do inverno. ´As chuvas inibem reformas e pequenas construções, que impulsionam o varejo do setor´, diz Ferreira.
As lojas consultadas divergem entrem os resultados dos dois primeiros meses do ano. Na Mastercol, por exemplo, o gerente Flávio Machado diz que estes foram os piores meses, desde o segundo semestre do ano passado. ´A previsão é começar a recuperar as vendas a partir de maio´, diz.
Na Construção e Cia, o gerente geral Helder Teixeira observa que janeiro teve boas vendas, mas em fevereiro houve um declínio. Na Normatel, o gerente de marketing, Roberto Trigo, contabiliza que estes dois últimos meses mantiveram o ritmo de vendas de dezembro. Na Apiguana, o subgerente Francisco Sampaio, diz que as vendas foram puxadas por produtos de irrigação, proteção e ferramentas, mas os materiais de construção civil não seguiram este comportamento.
Indústria
Para as construtoras, o Sinduscon-CE estima que as licitações de obras estadual e municipal devem reaquecer a indústria da construção civil no Estado.
NO PAÍS
O faturamento total das vendas internas de materiais de construção apresentou crescimento de 29,03% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado, no País, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Ao contrário do comportamento típico do setor — em que os meses de janeiro normalmente apresentam queda em relação a dezembro —, no primeiro mês de 2008, o faturamento ficou 6,77% acima do atingido em dezembro de 2007.A expectativa do setor, segundo a Abramat, prevê para este ano um crescimento de 12%, em relação a 2007.
O desempenho dos materiais de base contribuiu para o resultado atingido, mais do que o dos materiais de acabamento. Para o mercado externo, o cenário se inverte. As exportações de materiais de construção, neste mês, apresentaram queda de 20,09% em relação ao mês anterior. Em relação a janeiro de 2007, o faturamento das exportações totais registrou recuo de 33,68%. Neste mês, houve queda no faturamento das exportações tanto nos materiais de base como nos de acabamento.
Mão-de-obra
O número de funcionários do setor apresentou, em janeiro, expansão de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro de 2007, houve alta de 0,41%.

Nenhum comentário: