quinta-feira, 3 de abril de 2008

Falhas na segurança elétrica reprovam produtos

A Pro Teste - Associação de Consumidores - testou oito chuveiros elétricos, dos quais quatro de acionamento mecânico e quatro eletrônicos e reprovou todos por falhas na segurança elétrica. Segundo nota distribuída pela empresa, foi detectado excesso de corrente de fuga de energia, e se houver uma falha no funcionamento do chuveiro e a corrente elétrica escapar de seu caminho normal no interior do aparelho, não há mecanismo que evite o choque.
Além do risco de choque, o levantamento da Pro Teste aponta ainda para a diferença entre as potências declaradas e as medidas, o que pode fazer com que as instalações elétricas sejam mal dimensionadas. Isto pode provocar risco de superaquecimento e curto circuito nos fios que passam por dentro dos conduítes, na parede.
Foi constatado ainda falta de proteção térmica, que evita o superaquecimento. Também se constatou falta de clareza nas etiquetas de eficiência energética, o que dificulta para o consumidor escolher o produto que consome menos energia.
Foram analisadas e reprovadas os seguintes modelos: Corona Duchass Ballerina, Fame Ducha Kibanho, Fame Super Ducha, Lorenzetti Bello Banho, Corona Mega Banho Turbinado, Botega Ducha Eletrônica Thermosystem, Lorenzetti Ducha Futura Turbo Eletrônica e Cardal Florenza Ducha Forte.
Os testes foram realizados com base nas normas internacionais de segurança, do International Electrotechnical Commission (IEC), porque a Associação considera as normas brasileiras permissivas. A evolução das normas no âmbito internacional não foi acompanhada pelo Brasil. A pro Teste pede a retirada dos produtos do mercado e a revisão da legislação para se adequar às normas internacionais vigentes.
Em agosto de 2003 a Pro Teste fez os mesmos testes com doze modelos e dois produtos foram eliminados por apresentarem falha na segurança elétrica. Desta vez foram usadas normas em versões atualizadas, mas nem sequer em desempenho os chuveiros testados anteriormente melhoraram. Cinco produtos presentes nos dois testes não tiveram alteração na fabricação.

Nenhum comentário: