sexta-feira, 4 de julho de 2008

Banheiros: da funcionalidade ao luxo


Banheiros da Casa Cor Paraná 2008 mostram as novas inspirações sob as quais tal espaço são tratados por arquitetos e designers Gerson Lima / Divulgação Toilette Unissex e Circulação, Letícia Feres e Viviane LoyolaBeleza, charme e atmosfera criada para o relaxamento. Já faz algum tempo que os banheiros ganharam tais características em suas configurações, adquirindo novo status em projetos residenciais, comerciais e corporativos. Como bem pode ser observado na edição 2008 da Casa Cor Paraná, aberta à visitação do público até o dia 20 de julho no Clube Concórdia, em Curitiba. Dos 73 espaços que compõem o evento, 21 são ou contêm área de banheiro. Funcionais ou apenas sugestões do que pode realizado em projeto com múltipla função, são fontes de idéias sofisticadas e criativas.
Funcionais
Um dos legados que a Casa Cor Paraná 2008 deixará para o Clube Concórdia são dez banheiros totalmente reformulados, prontos para o uso dos freqüentadores e funcionários da instituição. Nesta lista está o “Toilette Unissex e Circulação”, sofisticado projeto da dupla formada por Letícia Feres e Viviane Loyola. Descrito pelas arquitetas como atemporal, o espaço apresenta revestimentos em madeira em tom escuro, colunas no mesmo material – que propõem um jogo de contrastes com a pureza do porcelanato branco –, intercalação entre madeira e mármore filetado e espelhos, considerados elementos-chave para garantir nobreza ao projeto. O conjunto de inspiração clássica é finalizado pela área de a cesso ao elevador, também revestida em espelhos e com uma arandela em cristal Swarowski como detalhe. “Nos inspiramos no perfil do curitibano, no resgate do glamour e na própria tradição do Clube Concórdia”, evidenciam Letícia e Viviane.
Esta busca pela nobreza também foi o ponto de partida da arquiteta Denise Callegario Bastos no “Toilette Funcional Feminino”. A idéia da expositora para o projeto foi mostrar que qualquer ambiente pode ser revitalizado com interferências pontuais corretas e valorização de pontos fortes que podem ser descobertos no espaço a ser reformulado. Para compor o ambiente, Denise fez uso de louças e metais atuais, além de um elaborado projeto de iluminação cênica para a área destinada ao hall de entrada (que também comporta um elegante lustre) e muitos espelhos. Para completar o conjunto, foram preservados e restaurados os mármores já existentes no Clube Concórdia.
Partindo na direção da contemporaneidade estão outros projetos, como o “Toilette Funcional Masculino, do arquiteto André Bertoluci, que teve instalações hidráulicas completamente refeitas e ar levemente provocante, misturando brilho e rusticidade; o “Boudoir: Toilette Funcional Feminino”, das arquitetas Márcia Campetti, Melissa Onesko Peres e Nylmara Baierski, com a utilização de pastilhas brilhantes na área de lavatórios; o “Hall e Banheiros Públicos: ‘Equilíbrio em Preto e Branco’”, de Cecília Cavalcanti e Camila Julião, que usa os dois tons para trabalhar dentro da temática oriental; e o “Toilette Social Funcional”, de Marcelo Lopes, composto de cores sóbrias e soluções pouco usuais em termos de materiais.
Para todos os gostos
Se os projetos dos banheiros funcionais levaram em conta o uso dos freqüentadores do Clube Concórdia, há soluções criativas com inspirações bem variadas em outros ambientes. É o caso do “Banheiro Privativo”, da dupla formada pela designer de interiores Camila Pesenti e pela designer de revestimentos Daniela Franco Rossi. No conjunto, pastilhas dão forma a pequenas obras de arte, em configuração que também conta com fixação diferenciada das peças para banheiros. O trabalho com mosaicos completa o pacote e garante mais exclusividade, com destaque para uma mandala de golfinhos.
Outra proposta notável é a da arquiteta Kethlen Ribas Durski com sua “Suíte do Bebê”. Enquanto o clima suave e nobre aparece em todos os detalhes da área de dormir, o espaço destinado ao banho da criança traz um dos highlights do evento em 2008: uma banheira em estilo vitoriano, luxo dos luxos que enche os olhos de futuros papais e mamães.
Os demais banheiros ou ambientes que os possuem na Casa Cor Paraná 2008 são: “Banheiro”, de Cristina Kletemberg Kizltyka e Mônica Sanches; “Lavabo”, de Kenzo Nishimura e Pauline Kubiak; “Banheiro Social”, de Cristiane Maciel, Sony Luczysyn e Gisele Busmayer; “Banheiros Públicos: ‘Branco Que Te Quero Branco’”, de Roberta Carnasciali Ribeiro; “Banheiros do Palco”, de Fabrício Fontolan e Kelly Dib do Valle; “Lavabo Funcional”, de Ana Paula Haag e Simone Soares Göhringer; “Spa em Casa Deca”, de Leonardo Müller e Luize Andreazza Bussi; “Espaço de Beleza”, de Michela Von Borstel Carvalho, Patrícia Ribas Fouani e Joyce Marins de Castro; “Suíte de Um Jovem Casal”, de Michele Krauspenhar e Samara Barbosa”; “Suíte do Jovem Masculino”, de Caroline Costa Porto Figueiredo e Juliana Korman; “Loft de Um Designer da Indústria Automobilística”, de Carla Gil Heller; “Book Shop”, de Cristiane Mangrich Dias, Jane Rocha e Jeslayne Valente; e “Loft Cem Por Cento Design”, de Priscila Muller.

Nenhum comentário: