segunda-feira, 28 de julho de 2008

Saint-Gobain reduz projeções

O grupo francês Saint-Gobain, do setor de materiais de construção, anunciou que o lucro do primeiro semestre foi 3,2% maior do que o do mesmo período do ano passado, mas as metas para o ano foram reduzidas. Os negócios da companhia, que no Brasil controla empresas como Telhanorte, Weber Quartzolit e Brasilit, foram atingidos pela desaceleração dos mercados de construção residencial da Europa e dos EUA.

Na Bolsa de Paris, as ações do grupo fecharam com queda de 3,01%, em 36,68 euros. O lucro líquido aumentou para 1,1 bilhão de euros (US$ 1,722 bilhão), de 1,07 bilhão de euros um ano antes, superando a média das estimativas de quatro analistas consultados pela Dow Jones, que era de 993 milhões de euros. O faturamento aumentou 1,7%, para 22,14 bilhões de euros, ante 21,78 bilhões de euros no primeiro semestre de 2007.

O Saint-Gobain reduziu suas projeções e agora prevê que o lucro operacional (a taxas cambiais constantes) e o lucro líquido recorrente ficarão em níveis semelhantes aos do ano passado. Em fevereiro, a companhia estimava um modesto crescimento nesses dois itens.

O grupo informou ainda que não espera uma recuperação nos EUA neste ano e disse que o mercado de construção na Europa Ocidental continuará a se enfraquecer, especialmente no Reino Unido e na Espanha. Os preços de energia e de commodities continuarão a subir, previu a companhia.

O Saint Gobain anunciou também a intenção de acelerar os planos de redução de despesas, que levarão ao corte de 4 mil postos de trabalho neste ano, nos EUA, na Espanha e no Reino Unido.

Nenhum comentário: