segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Banheiros luxuosos

A cada dia, cubas, louças, boxes, tampos, espelhos, torneiras e chuveiros ganham novos desenhos com linhas retas e cores claras, o que confere uma decoração mais requintada e elegante ao cômodo. Uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida da Universidade de São Paulo, realizada com mil pessoas, revela que a classe média presta cada vez mais atenção ao banheiro. Dos entrevistados, 71% pretendem instalar uma banheira no cômodo. “Todos querem um espaço amplo, onde possam relaxar”, diz o coordenador da pesquisa, Marcelo Tramontano. “Hoje se mede o conforto de uma casa pelo número de banheiros que ela possui”, afirma.

De acordo com a arquiteta Mariana Sabino, o mercado de design estuda e investe cada vez mais nos materiais utilizados nos banheiros. “Hoje, a tecnologia e a estética são nossas grandes aliadas nos projetos de banheiros de luxo”, explica. Ela conta que para se ter luxo é necessário utilizar materiais finos como mármores italianos, banheiras modernas, espelhos de cristal e metais estilizados. “Esses elementos, além de possuírem tecnologia valorizam ainda mais o ambiente com recursos de aquecimento do piso, acionamento programado da banheira, sensor de alagamento, televisor e circuito de som, desembaçador de espelho automatizado, entre outros”, ressalta.

Para Marli Rodrigues, as cubas de poliéster e porcelanato da Portobello, louças sanitárias, acessórios de metais e banheiras da Rocca, são os mais utilizados em projetos luxuosos. “Os metais das marcas Geo e Docol da linha luxo são belos e modernos. Os acessórios importados de acrílico colorido e a lixeira de inox automática deixam qualquer banheiro bonito”, acentua. Todavia, um banheiro luxuoso, segundo ela, precisa ter  banheira de hidromassagem, dois chuveiros, duas cubas, tudo para assessorar duas pessoas ao mesmo tempo e, se possível, um jardim de inverno. No entanto, ela comenta que em espaços menores também é possível desenvolver projetos de muito bom gosto.

Materiais de primeira linha

Susana Salles, afirma que um cômodo com produtos de primeira linha pode custar até 40% do orçamento da construção de uma casa. “Os materiais mais caros são utilizados no banheiro. Mesmo em pequena quantidade, alteram o valor da obra consideravelmente”, lembra. E vai mais longe: “O investimento é de, no mínimo,  35 mil reais para um banheiro pequeno, tipo um lavabo”.

Acessórios de bancada, papeleiras, toalheiros, prateleiras e cubas em poliéster em tons marcantes, porém secos, não vibrantes e os transparentes, são os que a arquiteta vem trabalhando com seus clientes. “Um banheiro de luxo deve ter revestimentos e louças de primeira linha como mármores, silestone e porcelanatos em tons neutros realçados por acessórios de poliéster em tons sóbrios. Vale usar acessórios em cristal, espelho e metais cromados para gerar uma atmosfera acolhedora”, aconselha.

Maria do Carmo Araujorge conta que atualmente tem trabalhado muito com bancadas em porcelanato. “Elas ficam muito bonitas e bem acabadas. Como o porcelanato é muito variado, podem ter cores muito inusitadas. A própria cuba pode ser feita em um só conjunto com desenhos diversos. Outro material que fica divino é o Marmo Glass branco”, revela. Para um banheiro luxuoso, ela acentua que o espaço necessita ser amplo. Uma bela hidromassagem, chuveiro grande, um televisor de LCD, e, preferencialmente, uma janela com persiana automática, são detalhes que transformam o ambiente.

Nenhum comentário: