terça-feira, 16 de setembro de 2008

Construção Civil terá estudo voltado à modernização do setor

Os gargalos que dificultam a modernização do setor da construção civil, bem como as possíveis soluções, são temas de um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Sindicato da Construção Civil – Sinduscon com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. A publicação, que será lançada no dia 22 de setembro na sede da Federação, é resultado de discussões no Fórum de Competitividade da Cadeia da Construção Civil, organizado pelo MDIC. A idéia é contribuir para o desenvolvimento do setor por meio de propostas de ações conjuntas do Governo e do setor privado.

Foram analisados cinco temas: os dois primeiros referem-se a um levantamento e análise do quadro de desempenho e regulamentação da construção na União Européia e à caracterização de materiais e produtos utilizados na construção habitacional do Brasil. Os outros três temas são análise do quadro regulatório da construção, análise do quadro de meios e agentes e análise tributária.

Segundo Claudionel Leite, coordenador do Plano Estratégico Setorial da Construção Civil na ABDI, o estudo traz contribuições significativas que poderão nortear os projetos com o setor. “Algumas ações já estão sendo iniciadas, como a adequação e atualização de normas, incentivo e disseminação de aplicações de TI no setor e análise e proposição sobre a questão de oferta e regularização de terrenos urbanizados”, disse. Claudionel explicou, ainda, que essas ações já foram aprovadas no Fórum de Competitividade e passam por ajustes finais.

A cadeia produtiva de Construção Civil faz parte dos chamados “Programas para fortalecer a competitividade” da Política de Desenvolvimento Produtivo. Entre as ações, o setor desenvolve com a ABDI um Programa de Competitividade Setorial, criado para assistir diversos setores da indústria brasileira e promover o aumento da competitividade.

ABDI - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída em dezembro de 2004 com a missão de promover a execução da Política Industrial do Brasil, em consonância com as políticas de Comércio Exterior e de Ciência e Tecnologia (Lei 11.080). O principal enfoque da ABDI está nos programas e projetos estabelecidos pela Política de Desenvolvimento Produtivo, da qual é Secretaria Executiva ao lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e do Ministério da Fazenda. Também é responsável por coordenar as ações e programas dos chamados Destaques Estratégicos da PDP, iniciativas que tratam de questões fundamentais para desenvolver a indústria brasileira, perpassando diversos complexos produtivos. Cabe, ainda, à ABDI o monitoramento programático da Política, por meio do Sistema de Gerenciamento de Projetos.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP (Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP ), dia 22/09/2008, às 18h30
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: