sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SustentaX atesta produtos sustentáveis e lança catálogo inédito para o setor imobiliário

Para conquistar uma certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), mais difundido critério no mundo de identificação de “Prédios Verdes”, um empreendimento precisa atender alguns pré-requisitos, como eficiência energética mínima, controle de erosão e sedimentação do solo, controle do tabaco para garantir a qualidade do ar interno, e preencher um número mínimo de créditos. Para auxiliar neste processo, o Grupo SustentaX desenvolveu o Selo SustentaX de Sustentabilidade com Qualidade que atesta produtos com qualidade comprovada e responsabilidade socioambiental em sua fabricação e sua contribuição para os "Green Buildings". As informações referentes aos produtos atestados podem ser consultadas no Catálogo de Sustentabilidade com Qualidade, que a empresa acaba de lançar e de disponibilizar no site www.SeloSustentaX.com.br.

Nesta primeira edição do catálogo, os usuários encontram, para cada produto, de forma inédita e consolidada, as contribuições na conquista de créditos LEED que a utilização do produto implica com o esclarecimento de sua adequação a Green Buildings e justificando o recebimento do Selo. Para um produto ser atestado com Selo SustentaX têm avaliados itens como percentuais de materiais reciclados, reutilizados, alternativos e regionais, níveis de emissão de Compostos Orgânicos Voláteis – COVs (substância química nociva à saúde), entre outros, sempre observando o compromisso com a responsabilidade social e ambiental da empresa e a qualidade do produto.

Entre os produtos atestados estão adesivos e selantes; metais sanitários; pisos e revestimentos; tecidos e tintas, de empresas como Adespec, Deca, Durafloor, Fademac, Giroflex, Interfloor, JRJ, Pisoag, Suvinil/Basf e Werden.

O Grupo SustentaX instituiu o Selo SustentaX de Sustentabilidade com Qualidade para dar fluidez ao crescente mercado de construções sustentáveis, reduzindo custos de concepção, implantação e operação de Green Buildings após gerenciar a conquista do primeiro certificado LEED da América do Sul.

“A partir da experiência da primeira certificação LEED, obtida pela Agência Granja Viana do Banco Real em Cotia, em SP, detectou-se uma expressiva necessidade do mercado em identificar os produtos sustentáveis com qualidade assegurada. Após dois anos de investimentos e intensos estudos, atestamos os primeiros produtos, inicialmente na área da construção civil”, explica Newton Figueiredo, Presidente do Grupo SustentaX.

O Selo SustentaX de Sustentabilidade com Qualidade também aplica-se a Construtoras, Incorporadoras, Equipamentos, Arquitetura de Interiores, Paisagismo, Prestadores de Serviço, Operadores de Limpeza e Empreendimentos temporários (eventos). “O objetivo sempre é aumentar a produtividade e reduzir custos na produção, implantação e operação de empreeendimentos imobiliários ambientalmente sustentáveis, facilitando a introdução de materiais, equipamentos e prestadores de serviços socioambientalmente corretos e com qualidade, ao permitir sua rápida identificação por projetistas, arquitetos, construtores, compradores e demais interessados”, explica Figueiredo.

Perfil do Grupo SustentaX - O Grupo SustentaX atua nos setores de desenvolvimento de estratégias corporativas sustentáveis, otimização energética de empreendimentos, engenharia de sustentabilidade para empreendimentos, prestadores de serviço e produtos, descarbonização e neutralização de gases de efeito estufa GEE e sustentabilidade social empresarial, desenvolvendo de forma integrada o conceito de sustentabilidade. A SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos e desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios com base no critério LEED (Leadership in Energy an Environmental Design), criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil). A SustentaX foi a responsável pelo primeiro certificado no segmento de Green Buildings na América do Sul, com a Agência do Banco Real na Granja Viana, em Cotia/SP. Além disso, o empreendimento Rochaverá, cujo projeto de sustentabilidade foi desenvolvido pela SustentaX, recebeu o Prêmio Prix d’ Excellance pela FIABCI , em maio de 2008 como o projeto mais sustentável do mundo.
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: