segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Casa Sustentável será apresentada na Expo Construção Minas

Modelo de moradia sustentável vem ao encontro do tema do Minascon 2008 – “Desenvolvimento e Sustentabilidade”- , que oferecerá diversas programações técnicas a serem realizadas simultaneamente à feira.

Entulhos recicláveis das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, que podem ser usados como matéria-prima da Habitação Sustentável, dariam para construir mil casas populares por dia.

Nada mais oportuno do que aproveitar os maiores eventos da cadeia produtiva da construção civil no estado, a Expo Construção Civil Minas 2008 e o Minascon 2008, que estarão focados no tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, para apresentar a Habitação Sustentável. É isto o que vai acontecer no período de 16 a 20 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A Habitação Sustentável, de 60 metros quadrados e dois pavimentos, será o destaque da “Praça do Concreto” a ser construída na Expo Construção Minas - 1ª Feira de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos da Indústria da Construção de Minas Gerais.

O projeto da Habitação Sustentável foi desenvolvido pela Laminus Engenharia em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e empresas de concreto e utiliza nas construções de baixa renda, um novo tipo de concreto, denominado Concreto Ecológico. Este concreto é obtido da composição de concretos nobres com matérias-primas pré-selecionadas e recicladas da indústria da construção civil, propiciando, assim, o aproveitamento das sobras da construção e minimizando o impacto que essas sobras provocam ao meio ambiente.

“Com o projeto da casa sustentável, incluindo todo um processo industrial já disponível, o entulho reciclável das cidades de São Paulo e Belo Horizonte poderia responder pela construção de mil casas por dia para a população de baixa renda”, afirma o idealizador do projeto, engenheiro Anselmo Duarte. “Não é exagero dizer que não existe nada similar no Brasil ou no exterior que venha contemplar a soma de dois objetivos - o ambiental e o social - com esta envergadura”, assegura.

O engenheiro explica que a casa sustentável, que utiliza painéis laminares pré-fabricados em Concreto Ecológico, apresenta menores custos operacionais e contribui efetivamente para a preservação do meio ambiente, por não apresentar perdas de material na produção e montagem; não gerar resíduos sólidos poluentes; não fazer uso de madeira em qualquer etapa da obra e ser produzido em escala e de forma industrial.

Outras vantagens são que a moradia pode ser construída com painéis de isolamento térmico e acústico (PITs e PLAs) e possui exclusivo sistema de captação, filtragem e reuso de águas pluviais, o CAP-RAIN. “Este sistema dispensa calhas externas e é embutido no telhado, aproveitando 80% das chuvas, além de utilizar a energia solar para tratar e bombear a água para ser reaproveitada e não usar produtos químicos para a filtragem”, esclarece Duarte.

A Habitação Sustentável é também o único projeto habitacional concebido para receber o Sistema Solar de Aquecimento Integrado (SAI), que faz a captação solar direta do reservatório, reduzindo tubulações e perdas de calor. O engenheiro salienta que, para regiões de clima frio, o SAI disponibiliza painéis laminares de dissipação térmica, que aquecem o interior da casa. Já a necessidade de ventilação é suprida pelo Flow-up, sistema de ventilação natural que utiliza o gradiente térmico produzido pela inclinação da laje de cobertura.

Outra novidade desse modelo de casa é que ele possui projeto exclusivo de coleta seletiva do lixo residencial, trazendo inserido na lâmina da parede da cozinha um seletor de lixo que conecta um saco para cada tipo de material a ser reciclado no lado externo da casa.

De acordo com o engenheiro, o projeto da Habitação Sustentável se iniciou com estudos apresentados no Minascon 2007 e a construção de um exemplar da Casa Ecológica na feira do ano passado. Agora, foram introduzidos acessórios e inovações patenteadas desenvolvidas por ele com o apoio da Laminus Engenharia, ABCP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg).

Espaço de convivência - A Habitação Sustentável poderá ser visitada na “Praça do Concreto”, idealizada pela ABCP, Associação Brasileira dos Fabricantes de Blocos de Concreto (Bloco Brasil) e Siprocimg para a Expo Construção Minas 2008.

Projetada em uma área de 144 metros quadrados, com artefatos e produtos pré-fabricados de concreto consagrados no mercado e utilizados largamente na habitação popular, em projetos de acessibilidade e de muros e contenções produzidos por empresas do setor cimenteiro, a Praça do Concreto servirá como um espaço de convivência para os visitantes da feira.

Todos os seus componentes estruturais - blocos para alvenaria, placas pré-fabricadas, blocos para muros e contenções, pisos intertravados e estruturas laminares em painéis de concreto - serão fornecidos pelas Blocos Sigma, Blojaf, Unistein e Laminus.

Na feira, estarão presentes também cerca de 100 empresas que exporão suas mais recentes tecnologias, equipamentos, máquinas, produtos e serviços focados, principalmente, em soluções sustentáveis para o setor.

A Expo Construção Minas 2008 e o Minascon 2008 serão realizados pelo Sistema FIEMG, através da Câmara da Indústria da Construção, e promovidos pela Fagga Eventos, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), e patrocínio da Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no Estado de Minas Gerais (CREA-MG), Holcim Brasil, Governo de Minas e Ministério das Cidades.

Expo Construção Minas 2008, de 16 a 20 de setembro de 2008, das 15 às 22 horas, na Expominas – avenida Amazonas, 6.030 – Gameleira – BH/MG – Pavilhão principal. Informações: Fagga Eventos – (31) 3223-4500 | Site: www.expoconstrucao.com.br ou www.fiemg.com.br/minascon
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: