segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Corpo do presidente do sindicato dos metalúrgicos é enterrado


O corpo do presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo, Eleno José Bezerra, de 52 anos, morto na tarde de sábado num acidente na Rodovia Fernão Dias, foi sepultado na tarde deste domingo no Cemitério de Vila Mariana, em São Paulo. O velório, realizado no Palácio do Trabalhador - sede da Força Sindical - contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o presidente, a morte de Eleno é "uma perda irreparável para o movimento sindical".

Na tarde de sábado, o carro do sindicalista caiu numa ribanceira de 120 metros no município de Mairiporã, na Grande São Paulo. Os bombeiros que foram ao local do acidente acreditam que o motorista do veículo, William Melo, de 25 anos, filho do sindicalista, perdeu o controle por causa da forte chuva que caía no momento. O acidente aconteceu por volta das 16 horas.

William foi levado para um pronto-socorro da região e passa bem. O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, contou que Eleno viajava para Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde participaria de uma reunião.

-É uma fatalidade que abalou todo mundo do sindicato - disse.

Torres também contou que o filho de Eleno teve o rosto machucado devido ao impacto.

- Ele ainda está hospitalizado, em observação, mas passa bem, apesar de estar bastante abalado pela morte do pai.

Assim que souberam da morte de Eleno, vários diretores do sindicato se deslocaram imediatamente até o local do acidente.

O deputado Paulo Pereira da Silva, e ex-presidente do sindicato, disse que a morte de Eleno é uma perda irreparável para os trabalhadores.

Eleno foi uma das pessoas investigadas pela Polícia Federal, durante a Operação Santa Teresa, deflagrada no início deste ano. A PF encontrou na casa de um empresário, acusado de integrar quadrilha que cobrava propina para intermediar liberação de empréstimos do BNDES, canhoto de cheque de R$ 82 mil pago à ONG Luta e Solidariedade, da qual ele teria sido diretor, o que o sindicalista negou.

Filho de trabalhadores rurais, o pernambucano Eleno era casado pela segunda vez e tinha dois filhos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Eleno José Bezerra, nasceu em 17 de julho de 1956 em Caetés, agreste de Pernambuco, na época município de Garanhuns.

Filho de trabalhadores rurais, concluiu o curso primário em Caetés. Trabalhou com os pais e os irmãos nas lavouras de feijão e milho. Aos 18 anos veio para São Paulo em busca de capacitação profissional e para continuar os estudos. Seu primeiro emprego foi na Metalúrgica Deca, em 1975, de onde foi demitido em 1979 por participar de uma greve da categoria. Iniciou sua militância sindical e política em 1978, quando ainda estava trabalhando na empresa.

Foi eleito pela primeira vez para a Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo em 1987, na chapa de Luiz Antonio de Medeiros. Destacou-se como um dos representantes mais ativos da história da entidade. Em fevereiro de 1996, assumiu a secretaria-geral e, em 2003, a presidência do sindicato, assumindo o lugar de Paulinho, que a partir de então passou a se dedicar exclusivamente à atividade política e às ações da Força Sindical.

Nenhum comentário: