segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Crédito para compra de material de construção encarece 30%, diz Anamaco

De acordo com o presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Con, o consumidor que precisar de crédito para a compra de materiais de construção encontrará taxas 30% mais caras. Por outro lado, diz ele, os financiamentos das próprias lojas não sofreram quaisquer alterações.
"Em outubro, com o fortalecimento da crise, o consumidor já encontra crédito 30% mais caro em financeiras, ou mesmo nas compras com cartão de crédito. Já no financiamento das próprias lojas, não houve nenhuma mudança, pois, ao contrário do que acontece com carros, por exemplo, as vendas de materiais de construção não são feitas com prazos tão longos", diz.
Con informa ainda que os financiamentos respondem por 50% das vendas do setor, sendo 35% das próprias lojas e 15% de cartões ou financeiras.

Vendas
Ainda segundo o presidente da Associação, as vendas de materiais de construção devem manter o ritmo até o final do ano, atingindo 10% de elevação sobre 2007. Ele afirma que quem pretende construir ou reformar não gastará mais, por conta de aumentos de preços.
"As lojas vêm mantendo os preços porque os meses de outubro e novembro são os últimos bons para as vendas. Quando chega dezembro e janeiro, as vendas caem muito, então temos que aproveitar agora."
Para 2009, Con também não prevê altas no setor. "Não vai haver pressão de preços no material de construção, porque os preços das commodities no mercado internacional estão caindo e isso ainda vai se refletir por uns sete meses nos preços finais", conclui.

Nenhum comentário: