segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Setor da construção se reunirá em São Luís

Com a expectativa de reunir entre 800 e 1.000 empresários da construção civil de todo o país, será realizado em São Luís, de 22 a 24 deste mês, no Centro de Convenções “Pedro Neiva de Santana”, o 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), considerado o maior evento do setor na América Latina.

Durante três dias, serão debatidos, em fóruns e painéis, temas de interesse do setor, tais como indústria imobiliária, qualidade e produtividade, obras públicas, meio ambiente, relações trabalhistas, inovação tecnológica e sustentabilidade, lei de licitações, além da crise financeira, que deverá ser a tônica do encontro.

O 80º Enic, além de se caracterizar como um importante fórum de discussões e troca de informações, é uma oportunidade de se conhecer a força da construção civil, setor que responde por 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (dados de 2007), e cujos canteiros de obras geraram, no período de janeiro a setembro deste ano, 300.882 postos de trabalho com carteira assinada no país.

Para ilustrar mais ainda o poder de fogo do setor, no primeiro semestre deste ano, o PIB do país cresceu 6%, sendo a construção civil um dos maiores responsáveis por esse resultado, ao registrar alta de 9,9%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bom desempenho da construção civil nos primeiros seis meses do ano foi puxado por obras públicas, como as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelo incremento nominal de 26,7% de operações de crédito para habitação.

Antes do agravamento da crise imobiliária americana que está abalando o mundo, com repercussões na economia só sentidas na depressão de 1929, as projeções eram de que a construção civil cresceria 10,2% em 2008. E na formação do PIB do país, a participação do setor saltaria para 5,5%.

Nenhum comentário: