terça-feira, 28 de outubro de 2008

Menor crescimento da China afeta preço de cobre

A baixa mundial no preço do cobre, que hoje fechou em US$ 1,68 a libra, foi provocada pelo menor crescimento da China que, pela primeira vez em cinco anos, caiu abaixo dos dois dígitos, segundo informou a Comissão Chilena do Cobre, Cochilco.

"Depois de manter por mais de cinco anos níveis de crescimentos de dois dígitos, a China divulgou nesta semana um crescimento de 9% para o terceiro trimestre deste ano, contrastando com o 10,1% do trimestre anterior", sustentou o relatório.
Segundo a Cochilco, este crescimento da China alerta "sobre a possibilidade de que o gigante asiático não se manteria à margem da iminente correção na atividade econômica".

"Esta notícia afetou fortemente o mercado de commodities que, ao notar sinais de desgastes no crescimento do maior consumidor de metais, provocou grandes quedas nos preços", indicou a análise.

Sobre o preço de US$ 1,68 a libra de cobre, a Cochilco disse que o metal sofreu uma redução de 20,8% em uma semana.

Os inventários totais de cobre nas bolsas diminuíram 1,2% e ficaram em 250,8 mil toneladas métricas, "suficiente para abastecer por 5 dias o consumo de cobre mundial".

"A preocupação frente a uma desaceleração mais aguda do que se esperava da demanda, repercutiu na baixa do preço do cobre e , também, em um aumento gradual no nível de inventários de cobre", sustentou o relatório da Cochilco.

A Cochilco acrescentou que durante a semana se informou sobre declínios na produção trimestral da Anglo American (menos 12,7%) e BHP-Billiton (menos 21%) no trimestre passado.

Sobre a projeção do preço futuro, a Cochilco indicou que a análise técnica "dependerá principalmente do que acontecer com a evolução dos mercados financeiros e com os acontecimentos econômicos, além dos fatores próprios da indústria". (ANSA)

Nenhum comentário: