terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mantega anuncia linha de credito especial para construção civil

O governo vai anunciar amanhã uma linha de financiamento de capital de giro para o setor da construção civil. A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, aos participantes do 3º Encontro Nacional da Indústria, promovido em Brasília pela Confederação Nacional da Indústria.

"O capital de giro, de uma maneira geral, ficou muito caro e escasso e essa é uma forma para que ele possa ser recomposto", disse o ministro. Segundo Mantega, o setor precisa ter a garantia de continuidade de seus projetos. Ele disse que a idéia é melhorara as condições de financiamentos."Vou anunciar uma linha de crédito a custos bem mais reduzidos do que os praticados no mercado".

Em outro momento, o ministro afirmou que a crise terá longa duração e magnitude inédita. "Vamos ter um forte impacto na atividade econômica, na economia real. No mundo todo vai desacelerar e isso está ficando nítido agora".

Mantega se disse impressionado como o travamento do crédito pode se transmitir rapidamente para a economia real. Ele lembrou que está prevista uma recessão e até uma retração econômica, que, espera-se, não vai se transformar em depressão. "Esse é um desafio que têm os países avançados. O pacote de medidas adotadas nos Estados Unidos e na Europa apenas mitigou o problema. O problema da liquidez do crédito não está resolvido e, portanto, vai afetar seriamente a economia real".

Nenhum comentário: