quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vale corta produção de níquel

A Vale reduzirá os volumes de produção em instalações onde os custos de operação sejam altos e suspenderá a compra de minério de ferro de terceiros enquanto a demanda se mostrar retraída com a crise financeira global, afirmou nesta sexta-feira o presidente da mineradora, Roger Agnelli.

Ele informou que duas operações de níquel - metal cujo preço caiu fortemente nos últimos meses - já tiveram a produção reduzida. A empresa cortou em 20% a produção de níquel na Indonésia, e como consequência vai reduzir para 65% da capacidade as atividades em uma processadora do metal em Dalian, na China.

"Estamos desligando os geradores a diesel na Indonésia, onde a gente trabalha a plena capacidade, e vamos trabalhar com hidroeletricidade. Em Dalian, na China, o mercado praticamente desapareceu", disse Agnelli em coletiva para comentar o balanço do terceiro trimestre de 2008.

A empresa, maior produtora mundial de minério de ferro, matéria-prima do aço, teve recorde de lucro no terceiro trimestre de R$ 12,4 bilhões, mas já prevê resultados menos favoráveis nos próximos meses.

"O quarto trimestre não deve ser tão brilhante como o terceiro, mas estamos trabalhando com tranquilidade. O mercado vai passar por um ajuste super severo, pelo qual as empresas vão se desfazer dos estoques", explicou.

Nenhum comentário: