sábado, 1 de novembro de 2008

Rio vai sediar encontro mundial sobre moradia e urbanização em 2010

O Rio de Janeiro será palco em 2010 das discussões do 5° Fórum Urbano Mundial, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que promete a avaliar e propor políticas públicas para os problemas decorrentes de moradia e urbanização.

O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes, pelo governadordo estado, Sérgio Cabral, e pelo prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes. A divulgação oficial será feita pelo governo federal, na próxima semana, durante a quarta edição do Fórum, na cidade de Nanjing, na China.

- As pessoas pensam que infra-estrutura é só (a construção de) casas. Mas não é só isso. É a construção de lares. As pessoas têm um lar quando têm parede, mas, ao lado dela, infra-estrutura de água, esgoto, drenagem, pavimentação, transporte passando na porta - disse o ministro Fortes. De acordo com ele, na edição do Fórum no Rio, que se chamará Cidade Cidadã, haverá a integração de temas da urbanização aos problemas das comunidades marginalizadas pela violência e vulneráveis socialmente.

- A cidade precisa estar disponível para essas pessoas também - acrescentou.

Para o governador Sérgio Cabral, além de atrair investimentos e turistas, o Rio lucrará com a troca de experiências. Nesse sentido, o estado também terá o que mostrar.

- O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das favelas é uma iniciativa conjunta dos governos e um caso de repercussão internacional - declarou.

O PAC em comunidades carentes do Rio conta com R$ 17 bilhões a serem investidos até 2010. O dinheiro ds das três esferas de governo será aplicado na ampliação de ruas,saneamento e construção de casas, por exemplo. No total, serão R$ 106,3 bilhões, dinheiro que também será investido na despoluição e drenagem de rios e na construção de redes de abastecimento de água, em todo o estado.

Nenhum comentário: