terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pressão chinesa pode levar minério de ferro ao menor preço em 15 anos

Com a aproximação da rodada de renegociação dos contratos de longo prazo para o minério de ferro, as siderúrgicas chinesas anunciam que lutarão por um corte de grandes proporções nos preços da commodity, podendo levá-los ao seu menor nível em 15 anos.

Embora a maior parte dos investidores já tenha se acostumado à fragilidade no mercado internacional de commodities, a investida dos chineses poderá causar sustos - especialmente nos que apostaram em uma menor volatilidade para os preços do minério de ferro, garantido pelos tradicionais contratos longos e na grande força do oligopólio formado pelas gigantes Vale, BHP Billiton e Rio Tinto.

Cabo de guerra

Contrapondo a capacidade de influenciar os preços das ofertantes, pesam a redução da demanda global pelo metal, bem como a grande força das siderúrgicas chinesas, que, segundo dados do ISB (Instituto Brasileiro de Siderurgia), responderam por cerca de 36,5% da produção global de aço em 2007.

De acordo com entrevista do secretário geral da Associação Chinesa de Ferro e Aço, Shan Shanghua, "os preços de minério de ferro devem acompanhar o ritmo dos preços de aço, que recuaram para o nível de 1994". O secretário ainda afirmou que as empresas do setor planejam uma antecipação dos novos contratos de abril para janeiro.

Caso o desejo de Shanghua se concretize, a redução nos valores da commodity recuariam cerca de 80%, ameaçando seriamente os resultados das companhias mineradoras e pondo fim ao ciclo de seguidas altas vivenciado nos últimos anos.

Nenhum comentário: