segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Vale anuncia paralisação na produção de níquel no Canadá

Um dia depois de anunciar ter demitido 1,3 mil empregados em todo o mundo, a Vale informou que vai fechar por tempo indeterminado a mina de níquel Copper Cliff South, no Canadá, para se adequar à retração da demanda pelo metal.

Além disso, a empresa vai suspender as operações em Voisey's Bay, também no Canadá, durante todo o mês de julho de 2009; adiar por 12 meses o início do projeto Copper Cliff Deep, avaliado em US$ 814 milhões; e lançar um programa de aposentadoria voluntária para a unidade Vale-Inco, adquirida em 2006.

- Em virtude das condições atuais no mercado global de níquel, (a Vale) realizará ajustes em seu plano de produção no Canadá, além das medidas já anunciadas para as operações na Indonésia- informou a mineradora em comunicado.

Em outubro a Vale anunciou corte de 20% na produção de níquel na Indonésia, ao mesmo tempo em que cortou 10% da sua produção de minério de ferro, de um volume total de cerca de 300 milhões de t.

Para o analista Pedro Galdi, da corretora SLW, estes não deverão ser os últimos ajustes da companhia.

- Ela tem ativos pelo mundo todo, que vão ter que se ajustar à crise, pode não parar por aí- avaliou Galdi.

As ações da mineradora operavam com pequena alta de 0,6% por volta das 13h nesta quinta-feira, enquanto o Ibovespa subia 1,6%.

A Vale passou a ser a segunda maior produtora de níquel do mundo após a compra da canadense Inco e viu o metal dobrar de preço durante 2007. Com a retração da demanda, no entanto, o valor do níquel despencou no mercado internacional.

No Canadá, a mina que está sendo fechada, em Ontario, produzia 8 mil t anuais de níquel acabado.

O importante complexo de Voisey's Bay, que vai parar durante o mês de julho do ano que vem, produziu nos primeiros nove meses deste ano 58 mil t de níquel acabado e 39 mil t de concentrado de cobre.

Na quarta-feira, além das demissões, a companhia informou que vai colocar 5,5 mil funcionários em férias coletivas, sendo 80% em Minas Gerais, e realocar mais 1,2 mil pessoas após treinamento.

Nenhum comentário: