terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Esteves engajada na luta pela qualidade dos metais sanitários

Participante do Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de Metais Sanitários e Aparelhos Economizadores de Água desde sua criação, a Esteves comemora os avanços obtidos nesta área até o momento e a recente inclusão do monitoramento dos sifões no programa

Qualidade não é diferencial, é dever de todo fabricante. Por isso o objetivo da Esteves, que há mais de 50 anos se dedica ao mercado de metais e acessórios para instalações hidráulicas, é claro: trabalhar para que o mercado receba produtos de qualidade, pois todos ganham com isso, seja o consumidor, o varejista, o concorrente ético e o fabricante que valoriza a sua marca e diminui os seus índices de devoluções e demais problemas relacionados à não-conformidades.

Por ser uma empresa que pratica a qualidade desde a sua fundação e por atuar em um mercado que ainda possui práticas antiéticas e produtos que não obedecem a requisitos mínimos de desempenho - apesar dos avanços nesta área nos últimos anos - a Esteves participa do Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de Metais Sanitários e Aparelhos Economizadores de Água, desde 1999, quando foi implantado.

O programa foi criado com o intuito de aumentar o índice de conformidade dos produtos deste setor com relação às normas técnicas pertinentes. Mas não basta que haja normas técnicas que especifiquem os requisitos a serem atendidos por estes itens. É fundamental que a qualidade seja verificada continuamente e que o mercado tenha conhecimento do comportamento de todos os que nele competem.

"Por isso atuamos de forma intensiva, tanto nas reuniões técnicas como nas institucionais, e nos orgulhamos por estar no grupo de empresas que muito colaboram com o crescimento e a manutenção desta iniciativa", destaca o diretor técnico da Esteves, Valter Menegatti.


Sifões: novo produto no alvo da qualidade

Os produtos avaliados pelo PSQ de metais sanitários são aqueles que representam o maior volume de produção das empresas e que são os mais utilizados nos sistemas hidráulicos prediais. Atualmente, são nove itens, distribuídos entre as linhas de registros de pressão, registros de gaveta, torneiras de pressão, torneiras com mecanismos de vedação não compressíveis e, mais recentemente, os sifões.

Segundo Edwiges Ribeiro, Coordenadora de Programas da Qualidade da Tesis - empresa que faz a gestão de programas setoriais da qualidade e que possui laboratório acreditado pelo INMETRO para a verificação do desempenho dos metais sanitários - os sifões serão considerados para o cálculo do indicador de conformidade do setor a partir de fevereiro de 2009. Neste momento está sendo montado o histórico de resultados do produto.

"O momento atual foi muito oportuno, pois com a grande elevação do preço de alguns metais, como o latão, muitos fabricantes começaram a utilizar de forma irresponsável matérias-primas ditas substitutas, como o alumínio e o plástico cromado, prejudicando infelizmente o desempenho e atendimento às normas dos produtos. É preciso lembrar que são necessários critérios técnicos na aplicação destas matérias-primas", avalia o diretor técnico da Esteves.

O resultado disso é que o mercado oferece produtos com níveis de qualidade muito diferenciados. Ao lado de produtos fabricados dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade estão presentes os que não têm o desempenho e a durabilidade esperados pelos usuários. Esta situação, aliada a outras práticas não éticas, como a sonegação fiscal e trabalhista e o desrespeito ao meio ambiente, prejudica a isonomia competitiva entre os fabricantes, lesa os consumidores, contraria os interesses sociais e a sustentabilidade (perenidade) dos setores industriais.


Estrutura do PSQ

A estrutura do Programa de Garantia da Qualidade de Metais Sanitários e Aparelhos Economizadores de Água está de acordo com a estratégia do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBQP-H - um instrumento do Governo Federal que visa organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Atualmente, o PSQ de metais sanitários controla a qualidade dos itens produzidos por 16 empresas participantes do programa, três empresas em credenciamento e 17 marcas de empresas não participantes do programa da qualidade. Segundo dados do setor, as marcas verificadas representam aproximadamente 92% do mercado brasileiro de metais sanitários. "Salientamos que desde a implantação do programa o setor verifica uma evolução gradativa tanto no número de produtos avaliados como também no patamar de conformidade desses produtos - hoje em torno de 80%", observa Edwiges.

O combate à comercialização de produtos em não conformidade às normas técnicas se dá de várias formas, entre elas: divulgação trimestral da relação de empresas qualificadas e também das que produzem sistematicamente produtos em não conformidade às normas técnicas; sensibilização de agentes de financiamento, construtoras, compradores institucionais e revendedores para a necessidade da utilização ou comercialização de produtos com qualidade controlada; e o combate à comercialização de produtos em não conformidade através de medidas jurídicas. A relação das empresas qualificadas, não qualificadas e não conformes pode ser obtida nos sites: www.cidades.gov.br/pbqp-h ou www.esteves.com.br.


Compromisso com a qualidade

Com o ingresso do setor de metais sanitários no PBQP-H e a criação do Programa de Garantia da Qualidade de Metais Sanitários e Aparelhos Economizadores de Água, a normalização do setor vem melhorando a passos largos. "Outro benefício relevante trazido pelo programa é a nossa organização interna como fabricantes nacionais, zelando para que somente sejam trazidos, ou importados, para o nosso país produtos que atendam aos requisitos da qualidade exigidos", avalia Menegatti.

Segundo o diretor técnico da Esteves, também cabe destacar que a atuação da Tesis, da Asfamas - IP (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento, Edificações, Energia e Irrigação - Grupo Setorial Instalações Prediais) e do Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo) - entidades responsáveis pela implementação do programa - traz para o setor como um todo um nível de conscientização quanto à necessidade da qualidade nunca antes pensado e muito menos atingido.

A Esteves, que possui os nove produtos inseridos no programa e que estão 100% em conformidade com as normas em vigor, mantém o seu laboratório totalmente equipado para a realização de todos os ensaios previstos nas normas técnicas aplicáveis aos seus itens, tendo, inclusive, para os ensaios em sifões, um laboratório que pode ser considerado uma referência nacional. Além disso, os técnicos da empresa estão capacitados para a realização dos ensaios, interpretação de resultados e, caso necessário, processo de ações corretivas contra não-conformidades detectadas.


Perfil Esteves

Com mais de 50 anos de atividades, a Esteves & Cia Ltda nasceu em 1956, como uma pequena fundição na capital paulista e se tornou uma das principais indústrias de produtos sanitários, de metal e plástico, destinados às instalações hidráulicas para construção civil. Marcada pelo pioneirismo, qualidade e tecnologia, a empresa dispõe de um portifolio de 1.700 produtos e cerca de 9.300 componentes. Sua sede está instalada no bairro de Itaquera, município de São Paulo, num terreno de 46 mil m2, sendo 13 mil m2 de área construída. Conta com 500 funcionários, 88 representantes comerciais e 75 promotoras de vendas, todos treinados e capacitados para atender aos 3.000 pontos-de-venda em todo o Brasil, que comercializam seus produtos.

Proporcionalmente, cresceu cerca de 15 vezes sua capacidade produtiva, após a aquisição de equipamentos de última geração: de 80 toneladas/ano em 1950, passou para 1.400 toneladas/ano em 2007, mantendo-se entre os cinco maiores fabricantes do mercado nacional. Atualmente, a companhia possui capacidade instalada de 3.500 toneladas/ano e a meta para 2008 é aumentar a produção em 20% sobre o total registrado em 2007, além de criar 100 novos postos de trabalho e se firmar como a quarta maior indústria do setor no Brasil. Todos os seus produtos são produzidos segundo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a empresa é qualificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), garantindo a qualidade da qual a Esteves não abre mão.

Nenhum comentário: