quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Piracicaba vai trocar 2 mil torneiras nas creches e escolas

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba vai trocar 2 mil torneiras nas creches e escolas municipais. O objetivo da medida é reduzir em 50% o consumo de água nesses estabelecimentos. Essa é uma das propostas do órgão para diminuir o volume de água consumida na cidade em 2009, informa o presidente Vlamir Schiavuzzo.

A iniciativa será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e deverá custar R$ 120 mil ao Semae, informou Schiavuzzo. "A proposta é ampliar a medida inclusive nas escolas estaduais e também em todos os prédios públicos", disse.

A torneira comum gasta 15 litros de água por segundo. A torneira econômica (aquela que abre mediante aperto e fecha sozinha) consome 7,5 litros de água por segundo. "Com essas novas torneiras nas unidades os estudantes serão atendidos da mesma forma, mas haverá automaticamente a redução do consumo e com isso também poderemos melhorar a distribuição da água", afirma.

A mudança deve atingir mais de 16 mil crianças matriculadas no ensino fundamental e pré-escolar do município, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2007. Informações do instituto revelam ainda que, em 2007, eram 39 as unidades municipais de pré-escola em Piracicaba e 36 escolas municipais de ensino fundamental.

AÇÕES. Além da redução do consumo, outro objetivo do Semae é baixar o custo do tratamento da água. Fazem parte do planejamento do Semae a revisão da rede - que já é feito constantemente com a troca de tubulação - e a setorização dos bairros.

"Hoje se há um rompimento em um bairro, pelo menos dez ficam sem abastecimento. Dividindo por setor, se fecha o registro somente do local onde está o problema e os demais continuam recebendo água normalmente", afirma.

Essa medida, além de reduzir os transtornos para a população, diminui o consumo da água, porque para efetuar o reparo na rede, Schiavuzzo explica que precisa esgotar toda a água de uma grande quantidade de bairros. Com o registro setorizado, será desperdiçada a água daquela região específica.

Para esse serviço começar a ser implantado, Schiavuzzo revela que já foi iniciado um levantamento detalhado de todas as ligações de água da cidade.

"Reduzir o consumo de água, implica em menor captação e menos custo com produtos químicos e outras ações feitas no tratamento da água para o abastecimento, além da conservação ambiental", disse.

Ainda para 2009, Schiavuzzo informa que será efetuada a troca dos motores das bombas de captação de água por equipamentos novos que consomen menos energia elétrica. A previsão desse serviço é para o segundo semestre.

De 1990 a 2007, o consumo de água na cidade cresceu 28,8%, passando de 20,32 milhões de metros cúbicos para 26,18 milhões. Nesse período a população da cidade aumentou de 283,83 mil habitantes para 358,1 mil moradores, um crescimento de 26,16%.

Nenhum comentário: