Os ocupados por conta própria nas atividades de pedreiros e vendedores foram destacados na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 30, pelo IBGE sobre a inserção informal no mercado de trabalho. Em março de 2008, dos 4,1 milhões dos trabalhadores por conta própria nas seis regiões metropolitanas do País analisadas pelo instituto, 1,6 milhão estavam alocados no grupamento da construção. Desse total, segundo o estudo, 651 mil exerciam a ocupação de pedreiro.
Do total de pedreiros, 99,6% eram homens e a maior parte (58,7%) eram negros ou pardos. No que diz respeito à faixa etária, o maior porcentual (43,7%) dos pedreiros tinha 50 anos ou mais de idade.
Quanto ao nível de instrução, a grande maioria (63,5%) dos pedreiros que trabalha por conta própria na construção não tem o ensino fundamental de primeiro grau ou elementar concluído. O rendimento médio dos pedreiros nas seis regiões era de R$ 623,00 em março.
Quando Johannes van Leeuwen veio para o Brasil em 1999, trouxe consigo algo intrínseco aos holandeses: uma especial paixão, respeito e interesse pela água.
Agora, Johannes vive nos arredores da cidade de São Paulo, em uma montanha rodeada pela úmida Mata Atlântica, onde ele recebe de sua própria terra a água para o seu dia-a-dia, seja para matar sua sede, seja para refrescar seus pensamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário