Segundo o levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, o nível de emprego da construção civil registrou alta de 1,9% na região Sul em abril, comparado ao mês anterior. Em números absolutos, foram criadas 5,1 mil novas vagas. Em abril, o Estado que apresentou maior crescimento no índice foi Santa Catarina, com alta de 2,6% em relação a março. Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram, respectivamente, altas de 1,9% e 1,3%.
No ano de 2008, o nível de emprego do setor na região cresceu 8%. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril, o avanço é de 15,5%. No Brasil, a indústria da construção civil continua contribuindo para o aumento do emprego formal. Segundo o SindusCon-SP e a FGV Projetos, o setor contratou 152,4 mil novos trabalhadores em todo o país no primeiro quadrimestre de 2008. Na base de comparação com o total de trabalhadores registrados no final de dezembro de 2007, o aumento do nível de emprego em 2008 é de 8,3%.
Em abril, foram empregados 38,6 mil novos funcionários, uma variação positiva de 2% ante o mês anterior, o que elevou o estoque de mão-de- obra da construção civil para 1,987 milhão, o maior desde 1995, quando o estudo teve a metodologia atualizada. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril, a alta é de 16,6%.
Regiões do Brasil – Com resultados positivos em todas as regiões do país, a maior variação mensal percentual do nível de emprego na construção civil foi no Centro-Oeste, que registrou alta de 3,2% em abril (+4,8 mil trabalhadores), comparado a março. Na região Sudeste, o crescimento foi de 2,3%, ou 25.445 vagas a mais. No Nordeste, foram contratados 1,9 mil trabalhadores, equivalente ao aumento de 0,5%, na base de comparação mensal referente a março.
Mas o principal destaque positivo de abril ficou por conta do Norte, que após três meses de perdas voltou a apresentar crescimento e teve 1,3% de alta no índice, o que representou para a região 1,2 novas vagas na construção civil.
Hello world!
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário