A intensificação dos negócios entre fabricantes de material de construção do Brasil e os consumidores argentinos pode contribuir para reverter um cenário pouco positivo levantado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
De acordo com a entidade, o faturamento dos fabricantes de material para construção com exportação caiu 21,8% em julho, face igual mês de 2007. Em relação a junho, houve queda de 27,73%. No acumulado entre janeiro e julho, as vendas para o exterior recuaram 11,65% em relação ao mesmo período de 2007.
O resultado reflete uma desaceleração das vendas de material básico para o mercado internacional em julho (-7,4% e -31,28% no acumulado do ano e em relação a junho, respectivamente). No entanto, a exportação de material para acabamento cresceu 3,34% entre janeiro e julho, mas caiu 26,76% em julho se comparado com junho.
Assim, paralelamente ao Brasil Casa Design - evento de promoção comercial do Complexo de Casa e Construção Civil, que acontece de 2 a 4 de setembro em Buenos Aires (Argentina) -, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai realizar rodadas de negócios entre 40 empresas brasileiras e companhias argentinas, de médio e grande porte, entre construtores, distribuidores de material de construção e lojistas para estimular os negócios do setor.
"Precisamos esclarecer aos argentinos que o Brasil tem indústrias desse segmento espalhadas por todo o território e isso proporciona uma grande diversidade de idéias e características", disse o coordenador da unidade de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil, Juarez Leal.
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Há 5 anos
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