terça-feira, 2 de setembro de 2008

Custo de construção paulista sobe 1,36% em agosto

A construção civil paulista ficou mais cara em agosto, segundo levantamento da Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a FGV Projetos. No mês passado, o Custo Unitário Único (CUB) subiu 1,36% em relação a julho, o equivalente a R$ 804,78 por metro quadrado.

Para o resultado, contribuíram os preços dos materiais de construção, que aumentaram 1,84%. Já o custo da mão-de-obra cresceu 1,03%. Enquanto as despesas administrativas, representado pelo salário dos engenheiros, caiu 0,6%.

No ano, o CUB acumula alta de 8,13%. No acumulado de 12 meses, houve acréscimo de 10,64%, reflexo da alta dos preços de materiais para construção (11,71%).

Segundo o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, a elevação é influenciada pelo aquecimento da demanda da construção. "Contudo, uma vez que as construtoras têm se planejado e os fabricantes de materiais estão aumentando sua capacidade de produção, acreditamos que em breve a oferta atenderá o novo patamar da demanda. Com isso, a pressão inflacionária nos preços dos materiais deverá arrefecer e o CUB vai desacelerar", disse.

Nenhum comentário: