quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mantega: FGTS para financiar construção civil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta noite que o governo estuda a possibilidade de utilizar recursos do FGTS para criar capital de giro para o setor da construção civil. Ele deu a declaração ao encerrar sua participação na Comissão Geral da Câmara dos Deputados, onde esteve por mais de seis horas nesta terça-feira debatendo a crise econômica internacional.

Segundo ele, por causa dos efeitos da crise internacional, é possível que o setor precise de auxílio. "Talvez precise criar linha, provavelmente com recursos do FGTS, para dar capital de giro. O setor de construção absorve muita mão de obra e é poupança para quem compra", disse.

O ministro voltou a falar do que já foi feito pelo governo para que áreas como a agricultura não sejam afetadas com a crise. Além do aumento de recursos disponibilizados pelo Banco do Brasil, ele disse que o governo poderá ainda aumentar os recursos para a poupança fiscal.

"O Banco do Brasil entrou com sua parte, mas os privados, nesse estresse agudo e passageiro, ficaram com menos recursos. Nós estamos tomando medidas, o BB é o maior emprestador. Desembolsou quase 5 bilhões mais cedo. Agora pensamos em aumentar de 65 para 70% a poupança rural", afirmou.

Nenhum comentário: