quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sustentabilidade na construção civil começa alavancar no Espírito Santo

As construções sustentáveis começam a ganhar seu espaço no Espírito Santo e os projetos para integrar as obras e o meio ambiente, com a utilização de tecnologias que garantem o reaproveitamento de recursos naturais, o uso de materiais de baixo impacto ambiental e que consideram todo o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, reuso e reciclagem, ficam cada dia mais valorizados. Apesar da adesão ainda pequena ao movimento sustentável, a construção civil já começa a considerar esses valores em seus novos empreendimentos.
A arquiteta Angela Gomes de Souza, da Daus – Design, Arquitetura e Urbanismos Sustentáveis, já trabalha com projetos que envolvem os conceitos de sustentabilidade em sua empresa desde 2000. “Depois que fiz uma exposição sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, em Linhares, percebi a importância do meio ambiente e da responsabilidade das ações do homem. Também passei a conhecer, cada vez mais, o ciclo de vida de alguns produtos existentes no mercado e a certificação ISO14000, destinada ao Sistemas de Gestão Ambiental industrial. Desde então, o processo de criação de meus projetos passou a integrar os conceitos de sustentabilidade econômica e socioambiental”, conta a arquiteta.
A idéia deu certo e a Daus já criou espaços destinados a visitação pública e educação ambiental para grandes empresas das áreas de mineração, celulose e siderurgia, que utilizam materiais de baixo impacto ambiental, além de aproveitar a iluminação e ventilação naturais, entre outras técnicas.
A tendência é que esse tipo de construção, mesmo que em escalas e níveis diferentes, passe a ser a maioria e seja considerada comum. “Basta lembrar que, no Brasil, até alguns anos atrás, nossos produtos eram vendidos sem datas de fabricação e validade e ninguém usava cinto de segurança em veículos, o que hoje todos reconhecem como atitudes corretas. Da mesma forma, os empreendimentos sustentáveis serão os melhores do mercado”, aposta Angela.
Sustentabilidade - A sustentabilidade busca a diminuição dos impactos no meio ambiente, desde a concepção do projeto até o funcionamento do edifício. Durante as obras já começa a economia de recursos naturais, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, adoção de técnicas de ventilação e iluminação naturais, utilização de materiais regionais, baixa geração de resíduos. Com a obra concluída, a coleta seletiva de lixo, a captação de água da chuva, o uso de energia solar são algumas iniciativas que também podem ser adotadas nos empreendimentos.
O novo conceito, além de significar economia para as empresas, agrega valor ao empreendimento, não só para o público interno, mas também para usuários externos, visitantes e, especialmente, investidores, que reconhecem e identificam na própria edificação os valores gerais adotados pelas empresas.
No âmbito do mercado imobiliário, o conceito é bem mais recente e ainda temos muito trabalho pela frente, mas “a tendência é o consumidor exigir e reconhecer, cada vez mais, produtos e serviços desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. A sustentabilidade está mudando a forma como os arquitetos criam, planejam e especificam as edificações”, afirma a arquiteta.
Certificações - Alguns certificados identificam os empreendimentos no Brasil. Entre os mais conhecidos está o ISO 14000, com 28 normas relacionadas a Sistemas de Gestão Ambiental. A série refere-se ao que a empresa ou organização deve fazer para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente. Depois de certificada, as empresas têm acompanhamento constante, com auditorias a cada seis meses, para verificar a continuidade aos requisitos da Norma, podendo ser suspendido, cancelado ou revogado o certificado.
Já começou a ganhar espaço entre as empresas brasileiras também norte-americano LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que tem como características a excelência no uso de energia e no design ambiental. Concedido Conselho Green Building (“Construção Verde”), o LEED é o critério de classificação de empreendimentos sustentáveis mais difundido internacionalmente. O certificado trabalha com diversas categorias, que englobam quase todos os tipos de construção imobiliária. No Brasil só existe uma empresa certificada com o LEED: a agência do Banco Real, localizada na região da Granja Viana, na cidade de Cotia, na grande São Paulo, - inaugurada em 2007.

Nenhum comentário: