segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Milhões de litros de água pelo ralo no Starbucks


Os britânicos (pelo menos os com um mínimo de consciência ambiental) se chocaram hoje ao ler uma reportagem do tablóide The Sun.

Segundo o jornal, a rede americana de cafés Starbucks desperdiça milhões de litros de água todos os dias em decorrência de uma política da empresa de deixar as torneiras de água fria abertas durante todo o dia em milhares de suas lojas ao redor do mundo.

Seriam 23,4 milhões de litros de água potável desperdiçados por dia nas 10 mil lojas da rede, o que poderia abastecer toda a população da Namíbia, um país que sofre com a seca, ou encher uma piscina olímpica a cada 83 minutos.

A empresa não negou que tenha essa política, mas afirmou que não se trata de desperdício, mas de uma medida de saúde e segurança necessária para manter a limpeza das pias, onde são higienizados xícaras e talheres. O argumento é de que a água corrente eliminaria os germes das torneiras.

Ambientalistas estão chocados, porque a rede sempre tentou projetar a imagem de que é uma empresa preocupada com o ambiente.

"Ao tomar algumas medidas para reduzir o desperdício em nossas operações e reciclar, somos capazes de preservar os recursos naturais da Terra e melhorar a qualidade de vidas ao redor do mundo", afirma um texto na página da empresa na internet.

O The Sun começou a investigar o caso com a denúncia de um casal de britânicos, que depois de reclamar da torneira aberta em uma loja, recebeu a confirmação de um gerente de que essa é a política da companhia.

"Percebi uma pequena pia embaixo do balcão com a torneira aberta. A assistente disse que a loja foi instruída a fazer isso, para limpar os canos", disse Lisa Woolfe, 39 anos, ao tablóide.

Para Peter Robinson, da organização ambientalista Waste Watch, deixar as torneiras abertas todo o dia é um "desperdício chocante desse recurso precioso":
"O argumento de que isso é feito por motivos de higiene é uma bobagem", completou.

Nenhum comentário: